Tem mais depois da publicidade ;) O relevo da região centro-sul é o mais acidentado, predominando as zonas de elevadas altitudes e cadeias montanhosas, mas vale ressaltar que os dois pontos mais altos do país encontram-se na Amazônia. Predominam-se, assim, as regiões serranas e os planaltos.
Composto pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (região Sul), São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais (salvo o extremo norte mineiro, que integra o complexo regional do Nordeste), além dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e o extremo sul do Mato Grosso e de Tocantins, o complexo ...
A região Centro-Sul é a mais desenvolvida, economicamente, do Brasil, uma vez que é a principal responsável pelo Produto Interno Bruto (PIB) nacional: cerca de 75% do PIB brasileiro. Sua economia é dinâmica, apresentando um elevado grau de industrialização.
2 – Centro-Sul É o complexo regional mais desenvolvido economicamente, abriga a maior parte do parque industrial, das áreas de atividades agrícolas mais modernas, dos bancos, mercados de capitais, empresas transnacionais, comércios e universidades do país.
É que também o IDH da região sul é o maior das regiões do Brasil, com menos desigualdade social e uma alfabetização chegando a 95%, menos mortalidade infantil, o SUS aqui do Paraná concentra a maior quantidade de unidades de antendimento por habitante….
A economia da região Sul é bem dinâmica e diversificada, sendo responsável pelo segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O setor de serviços responde pela maior parte das riquezas dos estados sulistas. A atividade industrial destaca-se com os setores metalúrgico, automobilístico, têxtil e alimentício.
Rio Grande do Sul
Formada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Região Sul do Brasil é formada por apenas três estados em uma área de 576.
Porto Alegre
Os sete estados da Região Norte e suas capitais são:
O relevo do Sudeste é composto da planície litorânea atlântica, principalmente os estados de Espírito Santo e Rio de Janeiro, Minas Gerais é o único estado dessa região que não possui litoral.
Trópico de Capricórnio
A região Sul do Brasil tem como uma de suas características a forte presença europeia em seu processo de colonização e povoamento. Assim, possui traços europeus marcantes na arquitetura, na culinária, na população e até no clima, pois é a única do país cujos estados estão abaixo do Trópico de Capricórnio.
A vegetação sulista é bastante variada, encontramos a devastada Mata das Araucárias nas regiões mais frias, além dos campos limpos do pampa gaúcho. No litoral, encontramos minoria de vegetação costeira, que dividem-se desde mangues, até restingas.
O clima predominante é o subtropical. Caracteriza-se por ter as estações do ano bem diferenciadas, com grandes variações de temperatura. É a região mais fria do País, onde, durante o inverno, ocorrem geadas e até neve em alguns lugares.
Vegetação da Região Sul Nessa região, destacam-se dois tipos de vegetação: as matas de araucária (predominantes nos planaltos) e os famosos campos (encontrados tanto nos planaltos quanto na Campanha Gaúcha)./span>
Conhecendo Plantas Nativas da Região Sul
araucária
De acordo com Antônio Conte, as que são cultivadas no Sul são as típicas do clima frio. “São frutas como maçã, pêssego, nectarina e uva, que são cultivadas principalmente no inverno”, exemplifica. A colheita se dá ao longo do ano, cada uma respeitando as especificidades de cada localidade./span>
Os dados demostrados na Figura 1 comprova que o Rio Grande do Sul é o maior produtor de frutas da Região Sul, sendo as frutas mais cultivadas a uva e o pêssego alcançando 80% da produção, enquanto nos outros dois estados não chega a 10%.
CONHEÇA AS FRUTAS DO BRASIL