Animais vertebrados
aves
Os invertebrados representam aproximadamente 94% dos animais e são divididos em vários filos, entres eles: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, equinodermos e artrópodes.
Esqueleto Externo e interno. O exoesqueleto é o esqueleto externo de muitos animais invertebrados, como os artrópodes. Nos artrópodes, este exoesqueleto é formado por um polissacarídeo chamado quitina. O exoesqueleto é resistente e limita o crescimento do animal.
artrópodes
A principal vantagem é a proteção contra danos externos e a fatores químicos e físicos. A principal desvantagem é a baixa resistência a danos de impacto e a dificuldade de regeneração desse tipo de esqueleto.
O termo exoesqueleto significa esqueleto externo. O exoesqueleto funciona como uma proteção contra atrito, patógenos, predadores e variações do meio ambiente. Além disso, dá suporte estrutural e forma ao corpo do animal.
O exoesqueleto, ou cutícula, é uma estrutura rígida e espessada presente em alguns animais, como os artrópodes – característica que define esse grupo e seu sucesso – com a função de sustentação externa, ponto de apoio a músculos e revestimento. ... Um exemplo disso são alguns receptores sensoriais de artrópodes.
Os artrópodes apresentam um esqueleto externo chamado de exoesqueleto, que é constituído por um carboidrato chamado de quitina. O exoesqueleto é muito duro e resistente e protege o corpo do animal como uma armadura.
A classe insecta é a classe dos insetos, pertencem ao filo dos artrópodes e tem como principais características anatômicas três pares de patas, duas antenas e o corpo dividido em cabeça, abdômen e patas.
Exoesqueleto é o nome dado para a estrutura esquelética localizada fora do corpo do ser vivo. Os exoesqueletos são comuns em animais invertebrados, ou seja, que não possuem uma estrutura óssea interna, como os vertebrados.