Os movimentos que fazemos com nosso corpo acontecem em virtude do sistema locomotor, formado pelo esqueleto e pelos músculos. Os ossos, cartilagens e articulações são os componentes do esqueleto. Os ossos sustentam nosso corpo: sem eles seríamos um amontoado de músculos incapaz de ficar em pé.
Gêneros da dança
A dança tem três grandes gêneros, dos quais um grande número de subgêneros é dividido em elementos próprios; algumas outras vezes, que procurou modernizar, e outras que surgiram na era contemporânea. Esses três grandes gêneros de dança são: dança clássica, folclórica e moderna.
As danças brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos como praças, ruas e largos.
10 danças brasileiras que você precisa conhecer
Principais danças folclóricas do Brasil
Segundo alguns autores, a manifestação artística teve origem na cultura europeia, já outros consideram que a dança sofreu influências africana e indígena. No Brasil, é tradição da região norte e região nordeste.
Resposta: As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, árabes, europeias e indígenas.
A Dança é uma manifestação artística que tem presença marcante na cultura popular brasileira representando um veículo privilegiado de expressão de sentimento e comunicação social. O brasileiro tem desenvolvido variadas formas de expressão do corpo que merecem atenção especial dos pesquisadores desta arte (Unicamp.
A dança tem suma importância para alcançar os objetivos da Educação, um deles sendo o desenvolvimento dos aspectos afetivo e social, portanto esta prática propicia ao aluno grandes mudanças internas e externas, no que se refere ao seu comportamento, na forma de se expressar e pensar.
A dança desenvolve a coordenação motora, agilidade, ritmo, percepção espacial e fortalece a musculatura. Também melhora a autoestima, as relações interpessoais, reduz os bloqueios psicológicos, melhora a concentração, sensibilidade e a motivação; fatores importantes para potencializar a criatividade.
A dança favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento. ... Este trabalho tem como objetivo refletir a importância da dança na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis.
Como frisou Canevacci (1990), o “corpo é um mapa cultural” por isso a dança tem papel fundamental na sociedade como fator de desenvolvimento pessoal e coletivo. ... Foi também através desta arte que o homem se comunicou, estabelecendo assim sua interação social e consequentemente a formação de uma sociedade estruturada.
A dança como atividade física proporciona melhor elasticidade muscular, melhoria da circulação sanguínea, movimentos articulares, além de diminuir os riscos de doenças, reduz o índice de depressão e ansiedade.
A dança é uma forma de expressão corporal fundamental para o ser humano. Permite a construção do conhecimento por meio da sensibilidade que sua pratica emana, bem como um aperfeiçoamento da coordenação motora, promoção de bem estar, o convívio social saudável, alegria e demais sensações.
Explicação: Como frisou Canevacci (1990), o “corpo é um mapa cultural” por isso a dança tem papel fundamental na sociedade como fator de desenvolvimento pessoal e coletivo. ... Encontramos Dança na televisão, nos clipes, novelas, filmes, desenhos, dentro de academias, performances urbanas e entre tantas infinidades.