Os verdadeiros astros luminosos são as estrelas, pois elas libera, por meio de reações radioativas, gases e a luminosidade que ilumina os planetas, a exemplo da terra, que é iluminada pelo sol. A lua, por sua vez, não tem luz própria, apenas reflete a luz solar.
Nem todos os astros têm luz própria. São as estrelas como o Sol que produzem energia e dessa forma emitem luz. Outros corpos do Sistema Solar como os planetas, satélites, asteróides e cometas apenas refletem a luz do Sol. Claro que as galáxias, que são grandes conjuntos de estrelas, também emitem sua própria luz.
OS PLANETAS SÃO ASTROS QUE NÃO TEM LUZ PRÓPRIA E REFLETEM A LUZ QUE RECEBEM DO SOL. NOSSO SISTEMA SOLAR É COMPOSTO POR OITO PLANETAS, SÃO ELES: MERCÚRIO, VÊNUS, TERRA, MARTE, JÚPITER, SATURNO, URANO E NETUNO.
Um planeta é um corpo celeste, ou astro, sem luz própria, que percorre uma órbita ao redor de uma estrela. Oito planetas giram em torno da estrela chamada Sol. São eles, do mais próximo ao mais distante do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Planetas
São eles: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
A palavra grega “átron” chegou ao latim como “astrum”, que por sua vez derivou em astro. ... Seguindo esta definição, podemos dizer que a Terra é um astro, assim como Marte, Júpiter, Vênus e o resto dos planetas. As estrelas, que são os corpos celestes capazes de emitir luz, também são chamadas de astros.
Para ser classificado como planeta, um astro deve atender a três critérios: - orbitar ou movimentar-se em torno do Sol; - ter forma esférica (redonda); - ser o maior astro em sua órbita.
A Terra é um planeta. Explicação: Planeta é um astro iluminado, ou seja, que não tem luz própria, recebendo luz e calor de outro astro. No caso, é o Sol que ilumina e aquece a Terra, bem como os outros planetas do Sistema Solar.