Quais so os 11 pulsos arteriais? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Devem ser examinados os pulsos radial, carotídeo, braquial, femoral, pedioso, temporal, poplíteo e tibial posterior. É mandatório realizar sempre o exame de pulso da artéria contra-lateral, pois a desigualdade dos pulsos pode indicar a presença de lesões anatômicas oclusivas.
O que são pulsos periféricos?
Além dos pulsos radiais existem também os chamados pulsos periféricos. É um conjunto de 12 pulsos situados sobre pontos de acupuntura, cada um sobre um dos 12 canais principais. Cada pulso periférico reflete o que ocorre na fisiologia do Qi e do sangue no canal.
Onde é aferido o pulso no paciente consciente?
Os melhores locais para se palpar o pulso são onde artérias de grosso calibre se encontram próximas à superfície cutânea e possam ser comprimidas contra uma superfície firme (normalmente um osso). As artérias radiais, ao nível dos punhos, são mais comumente usadas na checagem do pulso em vítimas conscientes.
O que é pulso radial?
Conceito: PULSO é a expansão e contração alternada de uma artéria após a ejeção de um volume de sangue na aorta com a contração do ventrículo esquerdo. Pulso radial: Localizado medialmente ao processo estilóide do rádio; Emprega-se a polpa dos dedos indicador e médio.