Toxicologia: é a ciência que estuda os efeitos nocivos decorrentes da interação de substâncias químicas com o organismo Agente tóxico ou toxicante: substância química capaz de causar dano a um sistema biológico.
As Concentrações Letais médias CL50, foram obtidas pelo cálculo dos parâmetros de reta a e b, de acordo com a equação: y = a + b.x. A Toxicidade para Artemia salina (TAS) de uma amostra é determinada quando o valor de x obtido corresponde a TAS> 1000 µg/mL.
Os resultados da CC50 foram determinados pela curva de regressão não-linear utilizando o GraphPad Prism versão 8.
A determinação do IC50 foi feita através da fórmula: % Atividade antioxidante (Ativ. Antiox.) = 100 - (Abs. Amostra - Abs.
O EC50 de uma curva de dose-resposta graduada representa a concentração do composto para qual 50% do efeito é observado. ... Para ensaios de ligação competitiva e ensaios de agonistas funcionais, o IC50 é a medição sumária mais comum da curva de dose-reposta.
O índice de seletividade (IS) é a relação entre citotoxicidade do composto para células de mamíferos e sua atividade leishmanicida. Foi calculado a partir da razão entre a citotoxicidade para macrófagos (CC50) e a atividade contra amastigotas (CI50).
AGENTE TÓXICO, TOXICANTE OU XENOBIÓTICO: Substância química, de estrutura química definida, capaz de produzir um efeito nocivo (efeito tóxico) através de sua interação com um organismo vivo. TOXICIDADE: Capacidade inerente de a substância química produzir efeito nocivo após interação com organismo.
Bioativação. Bioativação é o conjunto de reações metabólicas que aumentam a toxicidade dos xenobióticos, ou seja que os metabólitos resultantes da biotransformação da substância absorvida sejam mais tóxicos que o composto original (Figura 7).
Ação do cianeto no organismo: O íon cianeto reage na hemoglobina do sangue fazendo com que esse não transporte oxigênio aos tecidos, por isso é considerado uma substância hematóxica (que intoxica o sangue), acarretando em morte rápida.
Existem três tipos principais de envenenamento: por venenos engolidos ou absorvidos pela pele, os aspirados e os injetados. e produtos caseiros.
Orientações gerais