As prostaciclinas têm vários efeitos gástricos protetores; elas reduzem a quantidade de ácido estomacal produzido e mantêm uma camada de mucosa protetora, aumentando a produção de mucosa e melhorando o fluxo sanguíneo local. A irritação gástrica também pode ser causada por irritação direta dos próprios medicamentos.
Infelizmente, os anti-inflamatórios comuns impedem a produção dessa prostaglandina, ocasionando o aumento da concentração de ácido e diminuição da produção do gel. Como resultado, o ácido começa a atingir a parece do estômago, causando lesões que podem até virar úlceras.
A gastrite crônica por AINEs, presente em 25-50% dos usuários, ocorre devido à inibição da enzima COX-1, expressa constitutivamente em quase todos os tecidos e responsável pela secreção basal de prostaglandinas, sobretudo PGE2, responsáveis pelo estímulo, na mucosa gástrica, à secreção de muco protetor, rico em ...
A aspirina e muitos outros anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) (por exemplo, ibuprofeno , indometacina , naproxeno e cetorolaco) podem causar lesão epitelial tópica no estômago levando a formação de úlcera péptica pela inibição dos fatores protetores da mucosa gastrointestinal, como as prostaglandinas.
Alguns dos efeitos adversos mais comuns dos anti-inflamatórios são: Agravamento da hipertensão. Inibição da ação dos diuréticos. Agravamento da insuficiência cardíaca.
Os AINES podem diminuir o fluxo de sangue para os rins e liberam substâncias inflamatórias que podem causar lesão no tecido renal. Além disso, podem oferecer inchaço e retenção de líquido, levando ao aumento da pressão que é muito importante ser observado em pacientes previamente hipertensos.
Os AINE-t incluídos nesses estudos são fundamentalmente os mais utilizados: diclofenaco, ibuprofeno e naproxeno. É o único dos três AINEs citados nesse informativo que está presente na Rename-2012(11). Ibuprofeno é derivado do ácido propiônico, com propriedades anti-inflamatória, analgésica e antipirética.
Anti-Inflamatório Esteroide
Classificação química
Os anti-inflamatórios não esteroides seguem os seguintes exemplos: Ibuprofeno; Dipirona sódica; Acetilsalicílico. Os anti-inflamatórios esteroides seguem como exemplo: Corticoides. O ibuprofeno geralmente é utilizado como analgésico,e anti inflamatório de base em crianças de até 12 anos.
O valerato de betametasona é indicado para o tratamento de lesões inflamatórias da pele, tais como:
Passe na pele: cremes com vitamina C, vitamina E, chá-verde, soja, ácido ferúlico, silício orgânico (oligoelemento responsável pela manutenção das fibras de colágeno e elastina), complexo de óleos vegetais orgânicos, como resveratrol e ômegas 3, 6 e 9.
O tratamento de pequenas infecções na pele causada por bactérias pode ser solucionado com pomadas antibióticas, mas nos casos mais graves o médico pode receitar antibióticos em forma de xarope ou comprimidos.