Existem mais de 550 tipos de coníferas, sendo os mais conhecidos os cedros, os ciprestes, os abetos, os zimbros, os lariços, os pinheiros, as sequoias e os teixos. As coníferas são um grupo de árvores que produzem cones, os quais contêm suas sementes.
Ela ocorre principalmente em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, mas também pode ser encontrada em São Paulo e Minas Gerais, além de algumas regiões no Paraguai e na Argentina.
Significado de conífero [Botânica] 1 Que tem fruto de forma cônica. Relativo ou pertencente às Coníferas. Etimologia (origem da palavra conífero). Coni + fero.
São assim chamadas porque os seus frutos têm a forma de cones ou pinhas.
A taiga, também conhecida como floresta boreal ou floresta de coníferas, é o tipo de vegetação predominante das regiões localizadas em elevadas latitudes, cujo clima típico é o continental frio e polar, com baixas temperaturas, verão curto, inverno longo e intensas precipitações em forma de neve.
A Taiga ou floresta boreal é um bioma formado principalmente por plantas do tipo coníferas, por isso também é chamado de Floresta de Coníferas. ... Na Taiga as principais coníferas encontradas são os pinheiros, abetos, larícios e espruces. Essa vegetação possui algumas adaptações para sobreviver em regiões frias.
Muitas florestas contribuem fornecendo umidade para o ambiente, de forma que a retirada dessas implica a alteração do equilíbrio climático de muitas regiões, isso sem falar na intensificação do efeito estufa. e) Desertificação: além das erosões, os solos podem sofrer com a ausência da vegetação.
Resposta: 1- A introdução de novas tecnologias (que proporcionaram o aumento da produção industrial) e o consumo (que aumentou consideravelmente) fizeram com que diversas florestas temperadas e tropicais fossem devastadas, a fim de atender a essa nova demanda.
Dentre os impactos que surgem como consequência do desmatamento, podemos citar: Degradação de habitat: a retirada da vegetação destrói o habitat de várias espécies, o que pode, inclusive, levá-las à extinção. ... Perda da biodiversidade: a retirada da vegetação afeta toda a biodiversidade do local.
8 principais causas do desmatamento no mundo
A degradação ambiental é a deterioração do meio ambiente através de esgotamento dos recursos , tais como ar , água e solo ; a destruição de ecossistemas e a extinção da vida selvagem. ... Quando habitats naturais são destruídos ou os recursos naturais se esgotam, o ambiente é degradado.
Certamente o desmatamento coloca em ameaça os recursos naturais e o meio ambiente porque destrói as floresta, toda a sua biodiversidade e capacidade de produção de recursos naturais. O fim de rios e nascentes também deve-se ao do desmatamento. ... A ação humana é o principal fator que provoca o desmatamento.
Resposta
Resposta. Queimadas, incêndios, efeito estufa, prejuízos ao meio ambiente etc.. Eles são responsável pela destruição ou modificação significativa em florestas, matas e outros tipos de formações vegetais.
O desmatamento prejudica o solo, pois o solo fica exposto a chuva e sol diretamente, e o solo perde nutrientes através da lixiviação que é a dissolução e remoção dos constituintes iônicos de rochas e solos através de agua, ou seja o solo exporto diretamente a chuva perde nutrientes com a enchorrada, e sem sombra ele ...
A retirada da cobertura vegetal também agrava a questão das mudanças climáticas. Além do aumento das emissões de gases poluentes à atmosfera que tem agravado o efeito estufa e o aquecimento global, o desmatamento também é considerado um dos fatores responsáveis pelas alterações no clima.
O desmatamento reduz o teor de água no solo e de águas subterrâneas, bem como a umidade atmosférica. Outra consequência é a redução da coesão do solo, de modo que a erosão, inundações e deslizamentos de terra ocorram mais frequentemente. A redução da cobertura florestal reduz a capacidade da paisagem de reter a chuva.
A primeira consequência do desmatamento é o comprometimento da biodiversidade, por causa da diminuição ou, mesmo, da extinção de espécies vegetais e animais. ... Com o desmatamento, há o risco dessas espécies serem destruídas antes de serem descobertas e estudadas.
As principais consequências desse processo são a improdutividade e infertilidade do solo e a provável perda da fauna local. O uso indiscriminado de defensivos agrícolas, o descarte incorreto de resíduos industriais, os lixões não fiscalizados e os desmatamentos são as principais causas da contaminação química.
As principais causas do desmatamento no Brasil estão ligadas à exploração madeireira ilegal, pecuária, agricultura, extrativismo vegetal, animal e mineral. Desastres naturais também podem alterar o clima e vegetação, porém não se comparam à atividade humana.
Resposta. As principais vegetações devastadas no Brasil são a Mata Atlântica, o Cerrado e Amazônia. 93% da Mata Atlântica, 50% do Cerrado e 15% da Amazônia foram destruídos até hoje. , menos devastadas eu diria os manguezais .
A retirada da vegetação natural de um ambiente prejudica os outros seres vivos desse lugar. O desmatamento é um impacto ambiental, realizado pelo homem, e que ocorre principalmente por causa das atividades agropecuárias e pelos impactos causados pela industrialização e urbanização.
Formações Vegetais Brasileiras
As principais formações vegetais do Brasil são: