Re: Calcular corrente por fase P=raiz3 x Uc x I xcosseno fi x rendimento para resistência S=P.
Como numa ligação em estrela a corrente na fase da carga é exactamente a mesma corrente que percorre a linha, obtém-se: designando por a amplitude da tensão na fase da carga de uma estrela, a amplitude da corrente na fase da carga de uma estrela e por a amplitude da corrente na linha de uma estrela.
O que é tensão de linha? Podemos definir que a tensão de linha é aquela tensão medida em uma fase com relação a tensão de outra fase, ou seja, a tensão de linha é diferença de potencial entre duas fases. Desta forma a tensão de linha também é conhecida como tensão fase-fase.
Sistemas Trifásicos são fontes de corrente alternada (CA) onde as três fases operam na mesma frequência e amplitude, mas defasadas eletricamente em 120⁰. ... Essas correntes alternadas são produzidas, ou melhor, geradas por um Gerador Elétrico.
Isso chamamos de sistema trifásico em estrela. ... Em uma rede trifásica em 380V, se medirmos entre duas fases, vamos ter 380V e entre uma fase e o neutro teremos 220V. A formula é: A tensão de linha da rede trifásica Dividido pela raiz quadrada de três. Se for a rede em 220V, vamos ter 127V se for 380V, teremos 220V.
Quando se diz que a instalação em sistema bifásico ou trifásico são mais econômicos em relação ao monofásico, isso não se refere ao registro do consumo de energia elétrica pelo medidor de watthora, mas sim na economia que se tem na execução da obra e manutenção do sistema, pois utiliza-se proteções de menor corrente e ...
No sistema trifásico, a rede elétrica dispõe de quatro condutores, três condutores de fase (R, S, T) e um condutor neutro. ... O sistema elétrico é caracterizada por três ondas monofásicas que trabalham juntas, sendo que as fases estão defasadas no tempo de 120 graus.
Tensão trifásica no Brasil - 220V e 380V Nos sistemas trifásicos a distribuição é feita a 4 fios, 3 dos quais possuem tensão ( R, S e T) e um neutro. ... Por exemplo, na tensão 127/220V o valor 127 é obtido quando se mede a tensão entre fases R e o neutro; o valor 220V é obtido quando se mede a tensão entre R e S.
Na instalação doméstica é isso que ocorre: se pegarmos qualquer fase e o neutro teremos 110 V, e se pegarmos as duas fases, como estão em oposição, teremos 220 V. ... Uma das fases e o neutro são usados para alimentar o circuito das tomadas de energia que vão distribuir-se pela casa.
Ligação Triângulo: A ligação ou fechamento triângulo também conhecida como delta, é feita para que o motor receba a mínima tensão de alimentação projetada para ele. Então, em um sistema 220V trifásico e 380V trifásico, por exemplo, o motor irá receber a tensão de 220V.
No caso do 220V trifásico, temos um fio neutro e três fases, a tensão entre fases é de 220V e de cada fase em relação ao neutro temos 127V – normalmente é usual dizer que temos três fases de 127V, sempre lembrando que é em relação ao neutro.
O esquema representado na imagem 1 mostra duas formas de se obter a tensão de 220V nas tomadas, nesse caso a instalação é a mesma para ambos os casos. Como nos esquemas da imagem abaixo podemos observar que basta ligar os cabos de fase e fase ou fase e neutro nos bornes das extremidades e o cabo terra no borne central.
Cabos da tomada, como fazer a instalação correta?
A energia monofásica é distribuída através de tomadas de uso doméstico comuns, e é utilizada para a alimentação de equipamentos do cotidiano. O transformador trifásico é alimentado por 3 fases, isto é, tem 3 fios na parte de cima.
O importante é que esteja sempre de acima de 105 volts para tensão 110V, e acima de 205 volts para rede 220V. Observe que deixamos na escala 200V pois o aparelho consegue medir até 200V então ele medirá sem problemas. Na rede trifásica em 380V temos 380V entre as fases e 220V entre fase e neutro.
Ligue o fio terra no pino do meio. Fixe o fio fase por um lado e o neutro por outro lado. Se algum pino tiver a letra N em relevo, coloque o fio neutro nele. Parafuse os fios nos respectivos pinos.
Com os fios identificados é hora de conectá-los à tomada. O primeiro fio a se encaixar é o terra, ele sempre deve ser ligado no pino do meio. Os fios fase e neutro devem ser encaixados de lados opostos para não cruzarem um ao outro.
Corte a tomada antiga do cabo usando um cortador de arame. Corte o mais próximo possível da tomada, logo atrás da borracha serrilhada de alívio de tensão. Corte o fio, e não o alívio de tensão.
Nunca conecte a sua geladeira em extensões ou adaptadores com outro eletrodoméstico na mesma tomada — isso pode prejudicar seu funcionamento, provocar sobrecarga elétrica e acidentes com Fogo. Use uma tomada exclusiva.
O derretimento ou escurecimento do material plástico no entorno dos furos da tomada está relacionado às sobrecargas de corrente. Isso ocorre quando há um descompasso entre os valores de intensidade – medida em amperes (A) – oferecidos pela tomada e exigidos por um dispositivo ligado a ela.
Como fazer tomadas elétricas com um jumper