O costão rochoso é um ambiente costeiro formado por rochas (substrato consolidado) situado na transição entre os meios terrestre e marinho. Pode ser formado por paredões verticais bastante uniformes, que se estendem muitos metros acima e abaixo da superfície da água (ex.
O costão rochoso é o que chamamos de substrato consolidado. Por ser rígido, é um excelente local para a fixação de espécies sésseis (aquelas que vivem fixas a um substrato), além de um abrigo seguro contra a força das correntes marinhas e o impacto das ondas.
Esses habitantes do costão apresentam diferentes características adaptativas que lhes permitem sobreviver às pressões seletivas do local: conchas ou exosqueletos resistentes, mecanismos de fixação às rochas, hábito de viver em locais abrigados das ondas e do Sol, mecanismos de armazenamento de água durante a maré baixa ...
Todas as características que adequam os seus possuidores a algo, geralmente, são ditas adaptativas e permitem que os seres vivos desenvolvam uma certa harmonia com o ambiente, ajustando-se, assim, para a sua sobrevivência num determinado local.
Em geografia, chama-se costão rochoso a uma formação rochosa no litoral marinho, como uma falésia ou um promontório, sem enseadas ou locais abrigados. ... É considerado mais uma extensão do ambiente marinho que do ambiente terrestre, uma vez que a maioria dos organismos que o habitam estão relacionados com o mar.