Situação Patrimonial Líquida POSITIVA: quando os bens e direitos excedem o valor das obrigações exigíveis. ... Situação Patrimonial Líquida NEGATIVA (passivo a descoberto): quando os bens e direitos forem menores que as obrigações exigíveis.
Patrimônio líquido abrange tudo o que você tem, através de bens e direitos, e tudo o que você deve, ou seja, as suas obrigações. Os seus bens e direitos são conhecidos como ativos, já as suas obrigações, como passivos.
É Situação Líquida Passiva porque o total do Passivo (neste caso, representado somente por Obrigações) é superior ao total do Ativo ( Bens e Direitos ). É Situação Líquida Deficitária por ser situação negativa.
O Balanço Patrimonial, como já dito, é formado por duas colunas: na esquerda, os ativos, ou bens e direitos da empresa; na direita, os passivos e o patrimônio líquido, ou as obrigações. No entanto, o que ainda não falamos, é que existe uma ordem correta para distribuir os valores de ambos os lados.
Seu cálculo é sempre igual a diferença entre o valor total do Ativo e o valor total do Passivo. Logo, este item representa basicamente a riqueza dos acionistas da empresa, incluindo os recursos aportados na sociedade (capital social), reservas, ações em tesouraria e ajustes contábeis.
2) Quanto à estrutura do balanço patrimonial, é possível fazer a seguinte afirmação: a) No balanço patrimonial, as contas são agrupadas de modo a tornar sigiloso o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.
Para se achar o percentual desse capital, basta dividir o Patrimônio Líquido pelo Passivo Total. CAPITAL DE TERCEIROS também é bem sugestivo. É aquele que não é próprio, ou seja, de pessoas externas à entidade: fornecedores, credores, outras contas e tributos a pagar etc.
Sabemos que para determinar o passivo total temos que fazer o seguinte cálculo:
Ao analisar o balanço de uma empresa você irá se deparar com o ativo total e o passivo total dessa companhia. ... O ativo total de uma empresa é a soma de todos os seus ativos, ou seja, seus bens e direitos. Dessa forma, inclui o ativo circulante, realizável a longo prazo e permanente, também chamado de não circulante.
Ativo total é um indicador de rentabilidade que informa a soma de todos os ativos de uma empresa, ou seja, todos os seus bens ou direitos que podem gerar dinheiro no futuro. Inclusive, o ativo total abrange tanto os ativos circulantes quanto os não-circulantes.
O custo de um ativo de construção própria é determinado usando os mesmos princípios aplicáveis a um ativo adquirido. Se uma empresa fabrica ativos semelhantes para venda no curso normal de suas operações, o custo do ativo é usualmente o mesmo que o custo de produzir o ativo para venda (Pronunciamento ibracon No.
Características do ativo permanente Estes ativos ainda se dividem em alguns subgrupos: Imobilizado; Intangível; Diferido; e.
Ativo Permanente é um grupo de contas contábeis que engloba os recursos aplicados em bens ou direitos de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da empresa. ... 178, § 1°, c), o Ativo Permanente era formado por quatro subgrupos: Investimentos. Imobilizado.
Ativo Permanente (AP) – formado pelos itens de longo prazo do ativo. Esse valor é igual à soma dos seguintes itens: realizável a longo prazo, investimento, imobilizado e diferido.
Ativos Intangíveis são ativos não físicos por natureza, ou seja, não podem ser tocados. ... Além do capital humano, a propriedade intelectual corporativa, incluindo itens como patentes, marcas registradas e direitos autorais são considerados ativos intangíveis, assim como o reconhecimento de marca e goodwill.
Segundo o inciso III do art. 179 da Lei 6.
Investimentos em Coligadas: uma sociedade é considerada Coligada quando a empresa investidora possui influência significativa na administração dela mas não a controla. ... Investimentos em Controladas: quando a empresa investidora controla uma companhia na qual ela participa, esta é chamada de Controlada.