As baixas frequências são percebidas como sons graves e as mais altas como sons agudos, ou os tons graves e os tons agudos. Tom é a altura de um som na escala geral dos sons.
Entendendo as alturas Geralmente, os homens possuem uma voz mais grave, isso é, uma voz mais “grossa”. Já as mulheres apresentam voz mais aguda, mais fina. Com isso, a gente conclui que a voz masculina possui menor frequência que a voz feminina. Num linguajar mais técnico, o som agudo é alto e o som grave é baixo.
A afinação convencional das cordas de um violão ou guitarra, das notas mais agudas às mais graves é a seguinte: E (mi), B (si), G (sol), D (ré), A (lá) e E (mi); a estas notas correspondem frequências de vibração específicas.
Diferenciação de acordes e arpejos na partitura Como a leitura da pauta é feita de baixo para cima, a primeira nota que você terá que tocar nesse arpejo é a nota Sol, depois Si e depois Ré. Apesar de não possuírem o sinal de legato, você deverá tocar essas notas bem unidas.
Escalas musicais são sequências ordenadas de notas. Por exemplo: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó… repetindo esse ciclo. Nessa escala, começou-se com a nota dó e foi-se seguindo uma sequência bem definida de intervalos até o retorno para a nota dó novamente.
Sem entrar em detalhes no processo da construção das escalas, vemos que a divisão da escala musical em sete notas principais (tom – tom – semitom – tom – tom – tom - semitom) é uma conseqüência da irracionalidade na divisão dos intervalos que definem a escala.
Conclusão: o acorde de Dó Maior é formado pela soma das notas Dó, Mi e Sol....Os acordes naturais
Intervalos Maiores Exemplos sobre a tônica Dó: ré – segunda maior (2 ou 2M) réb – segunda menor (2m ou 2b) rebb – (dobrado bemol) – segunda diminuta ( 2dim)
Doze tríades maiores, assim doze conjuntos de composição maior. Observe abaixo organizada sendo a primeira nota a fundamental, terça maior e quinta justa, sucessivamente. Dó, mi e sol, dó maior. Ré bemol, fá e lá bemol – ré bemol maior.