Gramsci é famoso principalmente pela elaboração do conceito de hegemonia e bloco hegemônico, e também por focar no estudo dos aspectos culturais da sociedade (a chamada superestrutura no marxismo clássico) como elemento a partir do qual poder-se-ia realizar uma ação política e como uma das formas de criar e reproduzir ...
', de autoria do italiano Antonio Gramsci, que morreu em 1937. E que se tornou a principal referência para o projeto de educação que se dedica a combater – e superar – essa tal dualidade: a chamada Escola Unitária. “Trata-se de um projeto de escola que busca promover uma educação a mais inteira possível.
Ela deveria ser orientada para o que o pensador chamou de elevação cultural das massas, ou seja, livrá-las de uma visão de mundo que, por se assentar em preconceitos e tabus, predispõe à interiorização acrítica da ideologia das classes dominantes.
Trata-se, como o nome diz, de um dicionário próprio, com 832 páginas, para entender as ideias de um pensador. Seu nome é Antonio Gramsci (1891-1937), um dos fundadores do Partido Comunista na Itália (fala-se "grâmixi", com o som do primeiro "i" quase imperceptível).
Os intelectuais são os que têm as condições propícias para o exercício deste poder. A quem favorecem? Contribuem para reprodução ou a crítica do status quo? Nenhum intelectual é política e ideologicamente neutro.
É necessário, por conseguinte, distinguir entre ideologias historicamente orgânicas, isto é, que são necessárias a uma determinada estrutura, e ideologias arbitrárias, racionalistas, “desejadas”. ... a classe dominante impõe sua ideologia e impede que o proletariado desenvolva sua ideologia.
Em história política, hegemonia é a supremacia de um povo sobre outros, ou seja, através da introdução de sua cultura ou por meios militares.
A hegemonia é uma relação social essencialmente educativa, expressão teórica e prática do processo de conquista e manutenção da direção política, intelectual, moral, cultural e, por isso tudo, ao mesmo tempo econômica, mediante a obtenção da legitimidade da vontade coletiva, materializada no consenso.
C Lugar social. Você acertou! Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se que “[...] Nesse processo histórico, o segmento branco hegemónico acabou por estabelecer 0 "lugar social".
A Hegemonia Europeia foi basicamente o acúmulo de poder militar, político e econômico da Europa em relação ao resto do mundo, o que significa que os europeus conseguiram vencer e explorar territórios de outros povos e nações.
O domínio europeu no mundo teve início durante os séculos XV e XVI, por meio da busca da expansão de seu território, isso foi possível através das grandes navegações, no qual se fazia necessário extrair riquezas em outros continentes para suprir as necessidades do mercado em constante expansão, uma vez que crescia o ...
Arrasada pela Segunda Guerra Mundial, a Europa perdeu a hegemonia que possuía antes do conflito. ... d)Guerra Fria foi uma guerra permanente na qual as duas superpotências evitavam o confronto militar direto, ao mesmo tempo em que buscavam conquistar aliados e expandir suas áreas de influência.
Resposta. Resposta: Após a Primeira Guerra Mundial, com a emergência dos Estados Unidos na condição de potência industrial, a hegemonia europeia começou a declinar, apesar de manter até os dias atuais grande presença política, econômica e científica nas relações internacionais.
A Europa encontrava-se envolvida na exploração e no comércio ultramarinos há séculos, mas os benefícios da Revolução Industrial permitiram-lhe reforçar o seu domínio sobre os outros continentes. Novas tecnologias europeias criaram artefatos, tais como metralhadoras, que foram decisivos para o avanço do colonialismo.
A Europa no século XIX passou por um período revolucionário: uma época de transformações significativas. Na Europa no século XIX, ideais e ideologias, como direitos humanos, democracia e nacionalismo, e mudanças econômicas, como a industrialização e os sistemas de mercado, geraram mudanças e oportunidades.
No o início do Século XIX a Europa encontrava-se dividida entre os republicanos, revolucionários, e os monarquistas, conservadores, assim como vivenciando o início da Revolução Industrial.
Pesquisa com DNA mostrou como homem europeu moderno surgiu após encontro de tribos de fazendeiros e caçadores. O europeu moderno teve origem a partir da mistura, ao longo dos últimos 7 mil anos, de apenas três tribos da antiguidade, segundo um estudo publicado na revista "Nature".
Os Homo erectus e os Neanderthalis habitavam a Europa bem antes do surgimento dos humanos modernos, os Homo sapiens. Os ossos dos primeiros europeus foram achados em Dmanisi, Geórgia, e datados de 1,8 milhões de anos.
O aparecimento das máquinas impressoras e a difusão da alfabetização, aumentou os conflitos políticos e religiosos em muitos países. Em 1500, Cristóvão Colombo atravessou o oceano até o novo mundo, e Martinho Lutero estava praticamente arrancando uma boa parte da Europa da órbita da igreja romana.
Por volta do ano de 1400, o monarca Enrique III manda construir um novo palácio nas proximidades do Convento de Santa Clara e do rio Douro.
O marechal Deodoro da Fonseca foi um dos grandes nomes da Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. A Proclamação da República é resultado de um processo político que se estendeu desde a década de 1870.
A Proclamação da República Brasileira, também referida na História do Brasil como Golpe Republicano, foi um golpe de Estado político-militar, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil, encerrando a monarquia constitucional parlamentarista do Império e, ...
Em 1899, uma crise cambial assaltou o Brasil. O governo foi obrigado a incinerar pilhas de dinheiro o ano todo. ... O Pará entusiasmava-se com as comemorações dos 400 anos de descobrimento do Brasil, que há dez anos era uma república sem escravos.