O ensino de Arte permite ao aluno desenvolver aspectos como a sensibilidade, a percepção, a expressividade, a espontaneidade, a consciência de si, do outro e das diversas culturas.
Resposta: A arte objetiva o estímulo a consciência dos espectadores e público. Arte é uma atividade humana que se relaciona às manifestações estéticas, realizadas por artistas ao usar suas emoções, ideias e percepções.
Arte é um termo que vem do latim e que significa técnica/habilidade. ... A educação em Arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas. Por meio dela, a criança amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação.
A disciplina de artes na escola tem como objetivo formar pessoas com percepção e capazes de decodificar valores pela linguagem visual e corporal, e ao mesmo tempo oferecer um momento de lazer pela quebra de rotina e externação de sentimentos. Qual a importância da arte na escola?
Após a colonização, o Brasil recebeu diversas influências. Os holandeses influenciaram muito a arte na região de Pernambuco, os africanos que vieram como escravos também influenciaram muito na cultura popular brasileira, com músicas, danças, comidas típicas, etc.
Ana Mae Barbosa enxergou nas artes muito além da estética, a criatividade ou seu potencial crítico e transformador. Viu nela a oportunidade de aprender e educar. No Brasil, é reconhecidamente a pioneira na propagação da arte-educação nas escolas do País, combatendo a noção de que só a elite pode produzir arte.
Pioneira da arte-educação, Ana Mae Barbosa reforça: “Todo artista tem o que ensinar” “O artista acha que, por si só, não ensina. Ele acha que não consegue estabelecer essa relação. Mas, necessariamente, por ser artista, ele tem o que ensinar.
refere-se à uma abordagem eclética. Requer transformações enfatizando o contexto” (Barbosa, 2010, p. 10). Segundo Novaes (2005), a Abordagem Triangular aponta que é importante pensar, questiona o que é a imagem, o uso da imagem, a imagem do cotidiano da história da arte e da cultura na sala de aula.
A Proposta Triangular consiste em três abordagens para se construir conhecimentos em arte: Contextualização histórica (conhecer a sua contextualização histórica); Fazer artístico (fazer arte); Apreciação artística (saber ler uma obra de arte).
R.: Os três eixos da Proposta Triangular do Ensino da Arte são: leitura de imagem, contextualização e produção ou fazer artístico. É necessário compreender o que as pessoas fazem com a arte, para compreender esta proposta. As pessoas apreciam, leem obras de Arte, contextualizam a obra e o artista e produzem arte.
A proposta triangular surgiu em e foi o primeiro programa educativo do gênero e consiste no apoio do programa de ensino de Arte em três abordagens para efetivamente construir conhecimentos em Arte: Contextualização histórica (conhecer a sua contextualização histórica); Fazer artístico (fazer arte); Apreciação artística ...
Resposta: conhecimento progressivo e significativo da função que a arte desempenha nas culturas humanas. três eixos norteadores: a produção, a fruição e a reflexão.
Resposta: Quatro áreas específicas: artes visuais, dança, música e teatro.
Dessa forma, a fruição artística corresponde ao ato de tirar prazer do que possui um formato artístico, que tanto pode ser por sua beleza ou por sua não beleza, assim como, por seus sentimentos que resultam no despertar de seus admiradores.
Significado de Fruição substantivo feminino Ação, desenvolvimento ou efeito de fruir. Ação de aproveitar ou usufruir de alguma oportunidade.
A taxa de fruição nada mais é que uma indenização a ser paga por quem utilizou o imóvel e não pretende mais prosseguir com o contrato, seja por inadimplemento ou porque simplesmente se arrependeu da compra feita. É uma reparação justa, como se fosse um “aluguel”.
Fruição é a ação de fruir, ou seja, de aproveitar ou usufruir de alguma coisa, situação, oportunidade e etc. O verbo fruir está relacionado com o ato de desfrutar ou ter prazer com algo.
A metodologia contempla a análise documental da BNCC (BRASIL, 2016) assim como outras leituras que alicerçam a temática. Fruição, de acordo com o documento é desfrutar das experiências vividas ou apreciadas, e com um significado para o participante, oriundos de diversas épocas e culturas.
A fruição/apreciação refere-se à experiência contida na apreciação da obra de arte, ao ver, ouvir e sentir. A reflexão/contextualização está relacionada ao conhecimento sobre o artista, o período e o contexto de cada obra.
O agente cultural enquanto fomentador da cultura é concebido como um colaborador da difusão da cultura, incentivador de atividades, articulador das ações direcionadas, promotor cultural, uma pessoa que desenvolve a cultura.