Queijo cottage: escolha aquele com baixo teor de gordura para reduzir as calorias.
Qualquer queijo cujo principal ingrediente seja o leite integral será fonte de gorduras saturadas. Podem ser substituídos por cottage, ricota, requeijão light, minas frescal light (cuidado com o tamanho da fatia), queijo prato light, mas sempre usando com moderação.
O abuso de carboidratos proporciona a elevação das taxas de triglicerídeos. Isso ocorre porque quando temos uma oferta calórica excessiva. Tenho triglicérides alto e por isso posso consumir somente duas colheres de arroz ao dia.
O acompanhamento com menos gordura saturada é a maionese, que também é um dos que têm menos calorias, junto com a geleia 100% de fruta. A geleia não tem gordura também, mas tem mais açúcar. Já o requeijão tem mais proteína do que os outros alimentos, porém tem mais sódio.
Quando falamos de gordura, a maionese também leva vantagem, pois contém menos da metade de gorduras em relação à manteiga e à margarina. A manteiga, inclusive, é feita com mais de 50% de gordura saturada (mesmo a light) e se for consumida com muita frequência pode ser prejudicial à saúde.
Só que: a manteiga é mais natural do que o requeijão! Se a pessoa quer comer melhor, coisas menos industrializadas, já estou com um peso bom, opta pela manteiga. O requeijão, normalmente, tem mais aditivos químicos.
O ranking das calorias também vai nessa ordem: 84 em uma colher de requeijão, 69 na de cream cheese e 61 no creme de ricota. De modo geral, os nutrientes são parecidos, o creme de ricota apresentando ligeira vantagem. Só uma diferença no cálcio, em que o cream cheese perde para os concorrentes.
O seu creme é rico em proteínas e tem pouca quantidade de gordura, sendo muito usando em dietas de emagrecimento, ou em casos de colesterol alto, ou para quem está em processo de aumento de massa muscular.", explica Liliam Francisco, nutricionista membro da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade).
#1º Lugar: Catupiry A legislação brasileira permite que as marcas adicionem um pouco de amido para dar mais corpo e facilidade na hora de produzi-lo. Porém, algumas pessoas não curtem o sabor do requeijão com amido. Então, se você é dessas pessoas, vale a pena ficar de olho em qual produto contém ou não amido.
É feita com o soro do leite (que sobra na fabricação do queijo). Uma excelente fonte de proteína, com menos gordura e carbo. A ricota fresca é basicamente isso com sal. Já o creme é uma mistura dessa ricota com adição de creme de leite; fazendo assim um produto mais gorduroso.
É comum quem quer emagrecer incluir a ricota na dieta porque tem valor calórico baixo. Outro fator que contribui para isso é a alta digestibilidade, ou seja, nosso sistema digestivo tem facilidade em digeri-la. Mas a ricota vai além! Também é rica em nutrientes benéficos à saúde humana.
Grande aliada no cardápio de dietas pouco calóricas, a ricota é um dos ingredientes mais versáteis para a cozinha do dia a dia. De consistência macia e gosto delicado, ela é amplamente usada em pratos doces ou salgados, deixando as receitas mais leves e muito mais saborosas.
Na verdade, a ricota não é um queijo. Isso porque ela é feita usando o soro do leite e não o coalho, como a maior parte dos queijos. Mas ele apresenta características e valores nutricionais parecidos com alguns queijos brancos e, por isso, pode ser comparada a eles.
De origem italiana, a ricota é um queijo de massa mole, fresco e de baixo teor de gordura. Sua produção, ao contrário da maioria dos queijos, é feita a partir do soro de leite e não do leite. Isso lhe confere um alto teor de soro-proteínas, que são em geral, mais nutritivas que as proteínas dos queijos normais.
Queijo tipo cottage Queijo cottage tem um sabor como a ricota, mas é mais fino na consistência. O menor teor de gordura torna isso um bom substituto se você está tentando assistir a sua ingestão de calorias.
Significado de Ricota substantivo feminino Queijo de origem italiana, preparado com o soro da fabricação de outros queijos.
A ricota é um produto de origem italiana, proveniente da precipitação das proteínas do soro do leite. O soro é um subproduto do processamento do queijo, composto por lactose, proteínas e sais. Do volume de leite destinado à fabricação de queijos, entre 75 e 85% resulta em soro.
Além do cálcio, a ricota também é fonte de vitaminas A, B, D e E, e outros minerais como zinco, iodo, selênio, potássio e fósforo, todos importantes para que o corpo execute suas funções com equilíbrio e eficiência.