Ser um bom condutor não é sinônimo de ter as leis de trânsito na ponta da língua. Muito pelo contrário, as habilidades de motorista envolvem um pacote composto por desenvoltura, agilidade e uma pitada de experiência.
Sabemos que isso não é tarefa fácil e é por isso que dedicar um tempo maior ao planejamento, desde a triagem até o momento de acompanhar esse novo colaborador, bem como reciclar os colaboradores que já ocupam esse cargo, é de suma importância para a subsistência do negócio.
Em contrapartida, cabe ao empregador fornecer os recursos necessários para o exercício da sua atividade. Ou seja, treinamento e capacitação profissional, veículos bem manutenidos e remunerações adequadas.
Como divulgar um escritório de contabilidade? C..." title="Como divulgar um escritório de contabilidade? C..." />
Contratar sempre foi uma das principais dificuldades dos gestores. Agora imagine que você precisa fechar vagas em aberto para motoristas de transporte urbano ou rodoviário, onde a principal missão desse colaborador será conduzir pessoas de várias idades, com vários destinos e necessidades.
Empresas que trabalham com a avaliação de desempenho e conseguem automatizar esse processo com um software, possuirão os argumentos essenciais para constatar a produtividade do seu motorista e como ele está contribuindo para o alcance dos melhores resultados estratégicos da empresa .
Por fim, do ponto de vista gerencial, é muito importante que os gestores saibam distribuir as demandas da frota igualmente. Assim, nenhum motorista ficará sobrecarregado e muitos problemas serão evitados.
Contar com bons motoristas em sua equipe é muito importante para que seus resultados sejam bons, recorrentes e previsíveis. Além disso, bons motoristas saberão usar adequadamente o patrimônio empresarial, com segurança, sabedoria e prudência.
Embora legalmente a empresa tenha 45 dias para avaliar o colaborador, com uma possível prorrogação de mais 45 dias, algumas empresas adotam períodos já pré-estabelecidos como 30, 60 e 90 dias para avaliar esse novo colaborador.
Desconto Assistencial: o que mudou e quais as r..." title="Desconto Assistencial: o que mudou e quais as r..." />
Motorista é a pessoa responsável por fazer o transporte de algo, independentemente do que está sendo transportado. Uma Pessoa Motorista pode transportar pessoas, produtos, documentos, alimentos e diversos outros tipos de cargas.
A motivação torna mais fácil obter uma boa noite de sono, manter uma dieta saudável apesar de dirigir 10 horas por dia e manter um alto nível de compostura. Os caminhoneiros correm o risco de permitir que as situações saiam de seu controle se não tiverem motivação para cuidar de si mesmos e de seus caminhões. Faça todos os esforços para manter seus níveis de motivação para que você esteja satisfeito em realizar todas as tarefas que lhe são atribuídas.
Por isso, é importante que o RH tenha o cuidado de oferecer sempre capacitação sobre direção defensiva, como lidar com situações de crise, orientando o motorista como deverá conduzir a situação e a quem ele deve pedir socorro.
É interessante ressaltar que a responsabilidade de dirigir e, principalmente, de cuidar do patrimônio da empresa não é para qualquer um. Os investimentos realizados e a imagem do negócio estarão em jogo sempre que o veículo estiver rodando.
Imprevistos acontecem e podem fazer parte desse momento, mas a forma como esse candidato se comporta sobre a questão de pontualidade e a maneira como ele se programa para evitar imprevistos e contratempos comuns no trânsito farão diferença.
Sempre que você está na estrada, não é uma corrida que vai chegar em casa ou no trabalho primeiro, porque cada um tem um destino diferente. Portanto, ser paciente é a melhor e necessária qualidade de um bom motorista.
Como empresa, é possível oferecer treinamentos para que os motoristas se mantenham atualizados e saibam como se portar com clientes, afinal é a reputação da companhia que está em jogo.
Portanto, envolver as lideranças operacionais (da frota ou manutenção) para acompanhar esse processo, desde a captação do profissional no mercado, avaliação do desempenho nos testes teóricos e práticos para a admissão e principalmente depois de contratado, pode ser um diferencial para o seu negócio.
Confira 7 características de um bom motorista
Para ser um bom motorista não basta somente conhecer as leis de trânsito. O profissional precisa ser atencioso, paciente, respeitador e pontual, entre tantas outras qualidades.
Comportamentos no trânsito: visa a caracterizar os condutores segundo comportamentos tidos como recomendáveis para a prevenção de lesões graves (uso de cinto de segurança); comportamentos que denotam infração das normas do trânsito (multas, suborno a policiais); comportamentos que representam risco para a segurança de ...
Não usa o cinto de segurança – especialmente no banco de trás. Dirige com o celular em mãos. Não mantém distância mínima de segurança entre os veículos e ultrapassa os limites de velocidade. Por consequência, essas pessoas contribuem para que as situações de risco aumentem e acabem por provocar inúmeros acidentes.
Podemos considerar alguns fatores ligados ao comportamento humano como determinantes na gravidade dos acidentes de trânsito, citando, entre outros, a falta de atenção, o desrespeito à legislação de trânsito, especialmente no que diz respeito ao consumo de bebidas alcóolicas e ao abuso de velocidade.
Um estudo mais recente demonstra que os próprios condutores, segundo Tebaldi e Ferreira (2004) colocam o nervosismo e estresse como principal causa da agressividade no trânsito.
O site vias seguras (2015) elenca como principais fatores humanos causadores de acidentes de trânsito: subavaliação da probabilidade de acidentes; desatenção; cansaço; deficiências (visual, auditiva, motora); consumo de álcool; consumo de droga; excesso de velocidade; desrespeito à distância mínima entre veículos; ...
A psicologia do trânsito, é uma área do conhecimento que estuda o comportamento humano no contexto do trânsito, investigando fatores internos e externos, conscientes e inconscientes que promovem, influenciam e transformam esses comportamentos.
O objetivo de obter um conhecimento específico nesse ramo é ampliar a compreensão acerca do comportamento humano a nível individual e social. ... A Psicologia do Trânsito ajuda a compreender os fatores psicológicos envolvidos e visa garantir mais segurança ao ser humano enquanto atuante desse cenário.
A Psicologia do Transito é uma área muito específica da psicologia e muito recente. ... A Psicologia do Trânsito surgiu a aproximadamente 3 décadas, como sequência de inúmeras pesquisas em várias dezenas de institutos, laboratórios e centros de pesquisa.
Salário de um Psicólogo por especialidade