Basicamente, o cimento é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que se enrijece ao entrar em contato com a água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido a ação da água, esse material não volta a se decompor.
A cal hidratada é um material aglomerante que confere mais plasticidade e trabalhabilidade às argamassas. Em argamassas de assentamento e revestimento de alvenarias, ela aumenta o poder de retenção de água da argamassa, evitando destacamentos entre argamassa e os componentes da alvenaria.
2. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGO: Classificaçãode perigo do produto químico e sistema de classificação utilizado: Substâncias cáustica que provoca a elevação da alcalinidade nos cursos de água. A cal hidratada, quando derramada, produz material em suspensão. Ingestão: A ingestão causa irritação no aparelho digestivo.
A cal é uma substância química que pode causar irritação severa quando inalada ou ingerida. O trabalhador teve queimadura imediata na boca e no esôfago ao morder a bolinha e pediu socorro a outros funcionários, que o levaram para o hospital.
A cal é um aglomerante utilizado na construção civil para elaboração de argamassas e preparação dos processos de pintura. Podem ser calcíticas quando grande parte do calcário que a originou é composto de carbonato de cálcio (CaCO3) ou dolomíticas, nesse caso, a dolomita (CaMg(CO3)2) é predominante em sua composição.
A aplicação de cal, também chamada de “calagem” tem a função de corrigir a acidez do solo, e te explicaremos neste artigo como isso interfere na planta, e como isso é (ou deveria) ser feito. Cal hidratada usada em jardins.
produção de cal se dá a partir do calcário (CaCO3). Essa matéria prima é extraída, selecionada e moída. Depois, o calcário é submetido a elevadas temperaturas dentro de fornos industriais, esse processo é chamado calcinação. O resultado desse processo será o CaO (óxido de cálcio ou cal).
Cal para neutralizar o pH Na última fase – correção de pH –, a cal é utilizada para estabilizar a acidez da água, que adquire acidez por causa dos produtos químicos usados durante o tratamento. O pH mede a acidez das substâncias numa escala de zero a 14.
A floculação/coagulação é uma das etapas do tratamento de água em que se adicionam coagulantes químicos para a formação de flóculos que carregam a sujeira. A floculação e a coagulação são processos químicos e físicos em que partículas muito pequenas são agregadas, formando flóculos, para que possam decantar-se.
O tratamento da água tem por finalidade melhorar a qualidade da água de abastecimento ao público, atendendo diversas finalidades: Higiênicas - remoção de bactérias, protozoários, vírus e outros microorganismos, de substâncias nocivas, redução do excesso de impurezas e dos teores elevados de compostos orgânicos; ...
Em uma ETA (estação de tratamento de água) típica, a água passa pelas seguintes etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH. ... Com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.
Filtração: consiste na remoção, através da passagem da água por filtros de areia, das partículas em suspensão que não ficaram retidas nos decantadores. Desinfecção: eliminação dos microorganismos patogênicos presentes na água em tratamento, através da adição de um agente desinfetante, normalmente cloro e derivados.
Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:
Desinfecção A Caesb utiliza como agente desinfetante o cloro na sua forma gasosa, que é dosado na água através de equipamentos que permitem um controle sistemático de sua aplicação.
13 maneiras de economizar água e reduzir o seu consumo (e sua conta)
Para economizar água na hora de lavar a louça, limpe os restos de comida dos pratos e das panelas. Molhe tudo de uma vez e feche a torneira enquanto os ensaboa. Abra a torneira só para enxaguá-los. Acredite, o consumo de água cai de 117 litros para 20 litros!
Os exemplos são vários, tais como escovar os dentes com a torneira aberta, usar muita água para lavar calçadas e veículos, deixar a torneira pingando, não conter vazamentos em casas e prédios, tomar banhos demorados, etc.
Quando não tomamos água na quantidade adequada, as vistas e as funções cognitivas ficam seriamente prejudicadas. O cérebro, que tem cerca de 90% de seu volume composto por água, fica menos irrigado e prejudica atividades de concentração, leitura e raciocínio.
Dicas de uso racional da água