8 caminhos para tornar a sociedade mais inclusiva para pessoas com deficiência
A inclusão social é o termo utilizado para designar toda e qualquer política de inserção de pessoas ou grupos excluídos na sociedade. ... Portanto, falar de inclusão social é remeter ao seu inverso, a exclusão social.
A política pública deve trilhar o caminho para possibilitar a concretização dos direitos fundamentais, tornando-se a mola propulsora para a verdadeira materialização dos mesmos, ocasionando a inclusão e a integração social das pessoas com deficiência, construindo assim uma sociedade livre, justa e igualitária.
Estes são alguns exemplos de leis inclusivas que já foram criadas no país: proteção das mulheres contra a violência doméstica: lei nº (Lei Maria da Penha); garantia de direitos às pessoas idosas: lei nº (Estatuto do Idoso); criminalização do racismo: lei nº 7.
A formulação da política pública é a terceira fase do ciclo. Trata-se do momento de definir a maneira de solucionar o problema político em questão, escolhendo-se alternativas a serem adotadas e processadas no Legislativo e Executivo a partir da inclusão de diretrizes, objetivos, metas e atribuição de responsabilidades.
Na Proteção Básica, há o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), ambos cofinanciados pelo Ministério da Cidadania. Há ainda o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Pessoa Idosa.
Os desafios são, agora, conjugar apoio e vontade própria; somar suporte e respeito à opinião, à capacidade de decisão e ao exercício de direitos e da cidadania. Esses são os próximos passos, as próximas fronteiras da inclusão.
Um grande desafio encontrado pela educação inclusiva é a resistência à inclusão por parte de educadores e pais de alunos sem deficiências. Muitos educadores não se sentem preparados; muitos pais acreditam que a educação perderá qualidade.
Quais os desafios da educação inclusiva no Brasil?
Esses são os principais desafios da educação especial inclusiva. Não há materiais didáticos, essenciais ao aprendizado de alunos cegos, ou a adequação física do ambiente, como banheiros diferenciados e rampas que proporcionem a acessibilidade dos cadeirantes.
As dificuldades encontradas para a inclusão vão desde a falta de estrutura adequada da escola, falta de preparo dos professores até a falta de carinho, apóio e amor familiar para com essas crianças.
Toda escola deve estar envolvida com a inclusão. Ambientes, currículo e estratégias pedagógicas flexíveis. Alunos deficientes têm direito à inclusão JÁ, independentemente, do tipo ou grau da deficiência. O aluno deficiente deve ser mantido no ensino regular com o apoio dos professores comuns e especializados.
Acredita-se que para almejarmos uma escola inclusiva e com qualidade em primeiro lugar, faz-se necessário um companheirismo entre todos os professores e um comprometimento com a educação, para mudar atitudes preconceituosas e discriminatórias, adotando práticas na valorização da diversidade humana, respeitando as ...