O sistema muscular e o sistema esquelético fazem parte do sistema locomotor. Esse sistema é responsável pelos inúmeros movimentos, inclusive a locomoção que conseguimos desenvolver. Os músculos estão envolvidos em todo e qualquer tipo de movimento que o organismo pode realizar. Metade do peso corporal provém deles.
O sistema locomotor é responsável pela movimentação do corpo e é composto pelos sistemas muscular e esquelético. O sistema locomotor é formado pela combinação de dois sistemas, que atuam juntos para garantir uma grande quantidade de movimentos: o sistema muscular e o sistema esquelético.
Como exemplos de doenças que afetam o sistema locomotor, podemos citar a fibromialgia, a osteomielite e a artrose. O sistema locomotor engloba o sistema muscular e o sistema esquelético e possui como função principal a movimentação do corpo e oferecer suporte ao corpo.
O sistema locomotor humano também é conhecido como aparelho locomotor humano. É formado da união do sistema esquelético e do sistema muscular. Os ossos são a parte passiva da locomoção, enquanto os músculos são a parte ativa. Ossos e músculos se unem através de estruturas denominadas tendões.
O sistema locomotor é o responsável pela nossa locomoção, sendo constituído pelo esqueleto e pelos músculos esqueléticos. Esse sistema é, portanto, formado por dois sistemas: o sistema esquelético e o sistema muscular.
Resposta. Resposta: Os músculos esqueléticos estão associados ao esqueleto. Eles atuam no deslocamento do corpo, como nos movimentos de andar ou correr e sustentam a postura em conjunto com os ossos.
Os movimentos que fazemos com nosso corpo acontecem em virtude do sistema locomotor, formado pelo esqueleto e pelos músculos. Os ossos, cartilagens e articulações são os componentes do esqueleto.
A união de dois esqueletos, o esqueleto ósseo e o esqueleto muscular, permite ao corpo humano erguer-se do chão e mover-se sobre diferentes superfícies através de um conjunto de movimentos executados por ossos e músculos.
Mas os ossos precisam estar livres para que nossas pernas, braços, cabeça, etc. possam se movimentar. O nosso esqueleto é formado por muitos ossos que se articulam uns com os outros, entrando em contato pelas juntas e unindo-se pelos ligamentos, o que lhes dá a possibilidade de movimento.
O movimento é dito como ocorrendo em um plano específico se estiver ao longo desse plano ou paralelo a ele. Existem três tipos de planos, sendo eles plano sagital, plano frontal e plano transverso.
Para dobrar ou erguer o antebraço, o bíceps, na parte da frente do braço, se contrai, erguendo o braço como se fosse uma alavanca. Para esticar o braço, o músculo tríceps, na parte de trás do braço, se contrai e baixa o antebraço.
A professora de biologia do cursinho pH, Nathalia Cardoso Pinho, explica como ocorre o movimento dos músculos. O comando nasce com um impulso nervoso. O potencial de ação é propagado por um neurônio que chega até a célula muscular.
Andar, correr, pular: todas essas ações que impulsionam o corpo no espaço só são possíveis por causa da contração (encurtamento) e relaxamento dos músculos. Esses movimentos principais, entretanto, não são os únicos dirigidos pela atividade muscular. Os músculos possibilitam ficar de pé, sentar, falar e piscar.
Funções dos Músculos: a) Produção dos movimentos corporais: movimentos globais do corpo, como andar e correr. b) Estabilização das Posições Corporais: a contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.
Observando-se a função, os músculos podem ser classificados em agonistas, antagonistas e sinergistas.
Os músculos estriados esqueléticos podem ser classificados de diferentes formas, sendo uma delas a classificação segundo a sua ação. Aqueles músculos que garantem que um membro seja levado em direção à linha mediana do corpo recebem o nome de: a) extensores. b) flexores.
Quanto à forma do músculo e arranjo de suas fibras Os músculos têm suas fibras dispostas paralelas ou oblíquas à direção de tração exercida ou ao tendão. Na disposição paralela das fibras, há predomínio apenas do comprimento muscular como, nos músculos longos, curtos, circulares e largos.
Os músculos podem ser classificados como: superficiais ou cutâneos, longos, curtos, largos e profundos ou subaponeuróticos. Superficiais ou cutâneos: se localizam logo abaixo da pele, por exemplo, cabeça (crânio e face), pescoço e mão (região hipotênar). Longos: geralmente são encontrados nos membros.
O músculo trapézio é um músculo triangular, achatado e par localizado superficialmente na parte de trás do pescoço e do tórax. Em conjunto os dois músculos trapézios formam, uma forma de diamante ou trapézio, responsável pelo seu nome.
Quanto à classificação dos músculos, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA: A- O músculo liso é involuntário. Este tipo muscular forma parte das paredes da maioria dos vasos sanguíneos e das vísceras.
Quanto ao controle do sistema nervoso, os músculos se classificam em: voluntários ou involuntários. Quanto ao aspecto histológico, se classificam em: liso, estriado cardíaco e estriado esquelético.
Além disso, de acordo com as características estruturais, os músculos podem ser classificados em liso, esquelético e cardíaco. Esses músculos atuam diretamente ligados com o sistema nervoso com o objetivo de permitir que a movimentação aconteça de forma correta e coordenada.
Fáscia muscular: é constituída de tecido conjuntivo fibroso e tem a função de revestir e formar compartimentos de músculos. São divididos em: Epimísio, Endomísio e Perimísio.
Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração. e) Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal.
Os músculos esqueléticos, que são responsáveis pela postura e pelo movimento, estão ligados aos ossos e dispostos em grupos opostos em torno das articulações. Por exemplo, os músculos que dobram o cotovelo (bíceps) são contrapostos pelos músculos que o estendem (tríceps). Esses movimentos opostos são equilibrados.
O tecido muscular estriado esquelético é formado por feixes de fibras cilíndricas muito longas e multinucleadas, conhecidas por fibras musculares estriadas esqueléticas. Esses feixes são envolvidos pelo epimísio, uma membrana externa de tecido conjuntivo denso.
A contração muscular refere-se ao deslizamento da actina sobre a miosina nas células musculares, permitindo os movimentos do corpo. As fibras musculares contém os filamentos de proteínas contráteis de actina e miosina, dispostas lado a lado. Esses filamentos se repetem ao longo da fibra muscular, formando o sarcômero.
Organização do músculo esquelético Cada fibra muscular é envolvida por endomísio, que é formado pela lâmina basal da fibra muscular em associação com fibras reticulares. Os feixes de fibras são, então, envolvidos por perimísio, os quais são finos septos de tecido conjuntivo.
O músculo esquelético forma a maior parte da musculatura do corpo, chamada na “boca popular” de “carne”. O esqueleto é totalmente recoberto por este tecido, que está preso aos ossos e é responsável pela movimentação do corpo.
Miofibrilas: fibrilas contráteis (actina e miosina).