Portanto, podemos concluir que três pontos distintos A(xA, yA), B(xB, yB) e C(xC, yC) estarão alinhados se o determinante correspondente a eles for igual a zero. Exemplo: ... Para que sejam colineares, o valor desse determinante deve ser igual à zero.
Resposta. Resposta: Explicação passo-a-passo: 3 retas.
Três pontos estão alinhados se, e somente se, pertencerem à mesma reta. ... Outra forma de determinar o alinhamento dos pontos é através do cálculo do determinante pela regra de Sarrus envolvendo a matriz das coordenadas. Exemplo 1. Dados os pontos A (2, 5), B (3, 7) e C (5, 11), vamos determinar se estão alinhados.
Resposta. Com três pontos distintos e não alinhados formamos um plano, para que com eles seja formada uma reta é preciso que eles estejam alinhados. ... Colocando-os em um plano cartesiano percebemos que a união irá formar uma reta, ou seja, eles estão alinhados.
Dois pontos distintos determinam uma única reta que passa por eles; Três pontos não colineares determinam um único plano que passa por eles. Se uma reta tem 2 pontos distintos num plano, então ela está contida no plano.
Seja os pontos A, B, C e D, pontos não coplanares, não colineares que passam por um único plano. Sendo assim, temos a combinação de 4 e 3, resultando em ABC, ACD, ABD, BCD. Dessa forma, quatro pontos distintos dois a dois determinam quatro planos.
Quantos são os planos determinados por quatro pontos distintos dois a dois? Resposta: Nenhum, um só ou quatro.
a) Qual o número de retas que contém dois destes pontos? Note que para traçar uma reta, só é necessario 2 pontos, então vamos fazer uma combinação de 2 pontos dentre 10: Assim existem 45 retas que passam por estes 10 pontos.
Resposta. Podemos traçar apenas uma reta passando por dois pontos distintos;mas se ACONTECER de passar mais q uma reya elas vao ser coincidentes.
De cada um dos cinco pontos passarão 4 retas o que dá um total de 20 retas.
Por um mesmo ponto podemos traçar infinitas retas.