petróleo teria sido formado a partir da decomposição de restos mortais de animais e vegetais, estes restos se depositaram no fundo do mar e nas vizinhanças de terras firmes, estes foram lentamente se sedimentando e sob o efeito da alta temperatura e pressão sofreram transformações químicas se transformando em petróleo./span>
Existem duas teorias que tentam explicar a sua formação. A teoria da abiogênese e a teoria da biogênese. A teoria da biogênese proposta por Mikhail Lomonossov, em 1757, é baseada na origem do petróleo a partir de restos de animais e vegetais mortos.
A teoria mais aceita para a formação do petróleo é a de que ele se originou de restos de seres vivos, animais e vegetais, ao longo de milhões de anos (estima-se que as reservas de petróleo tenham entre 10 e 500 milhões de anos).
3 - ORIGEM DO PETRÓLEO. O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática animal acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos. ... Em 1930 surgiu a indústria petroquímica tendo como base o petróleo, para produzir numerosos equipamentos, objetos, produtos, etc.
De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a composição química do petróleo, no que tange à proporção de seus componentes, seria, de forma geral (podendo variar dependendo da amostra): Carbono: 82% Hidrogênio: 12% Nitrogênio: 4%
O petróleo é uma mistura complexa de compostos orgânicos, sendo que os principais são os hidrocarbonetos, ou seja, substâncias formadas somente por átomos de carbono e hidrogênio e que podem ser subdivididas em cinco grupos principais: alcanos, alcenos, alcinos, cicloalcanos e aromáticos.
É um processo químico que transforma frações mais pesadas em outras mais leves através da quebra de moléculas dos compostos reagentes, fazendo o uso de catalisadores.