A base é formada principalmente pelo átrio esquerdo, enquanto o ápice é formado principalmente pelo ventrículo esquerdo e encontra-se no nível do 5° espaço intercostal esquerdo. O coração é formado por quatro câmaras, 2 átrios (câmaras superiores) e 2 ventrículos (câmaras inferiores).
A contração do ventrículo esquerdo fecha a válvula mitral e impulsiona o sangue pela válvula aórtica até a aorta, a maior artéria do corpo. Esse sangue leva oxigênio a todo o corpo, exceto aos pulmões. A circulação pulmonar é o trajeto entre o lado direito do coração, os pulmões e o átrio esquerdo.
O ventrículo esquerdo é a membrana cardíaca que bombeia o sangue ao corpo para fornecer as necessidades de todos os tecidos e pilhas no corpo. O ventrículo direito é a câmara esse sangue das bombas aos pulmões para renovar seu índice de oxigênio.
O miocárdio do ventrículo esquerdo é mais espesso que o do ventrículo direito. Isso se deve ao fato de que a contração nessa região deve ser mais vigorosa, de modo a garantir que o sangue siga para o corpo.
O ventrículo direito bombeia o sangue que recebe sob a baixa pressão através da artéria pulmonaa nos pulmões. O ventrículo esquerdo é a câmara correspondente do inferior esquerdo do coração que recebe o sangue oxigênio-rico do vestíbulo esquerdo que retorna dos pulmões.
A hipertrofia ventricular esquerda é uma dessas alterações. Trata-se de uma doença bastante comum, caracterizada pelo aumento da espessura do músculo da parede do ventrículo esquerdo, câmara do coração responsável por bombear o sangue para todo o corpo.
Hipertrofia ventricular Esquerda (HVE), é uma condição em que ocorre hipertrofia do músculo cardíaco. Na maioria dos casos ocorre por Hipertensão Arterial não controla adequadamente ao longo de anos. Também pode ocorrer por Estenose de Válvula Aórtica e Miocardiopatia Hipertrófica de etiologia genética.
A hipertrofia ventricular esquerda (HVE) é um importante fator de risco cardiovascular, independente da hipertensão arterial, quando diagnosticada tanto pelo eletrocardiograma (ECG) quanto pelo ecocardiograma.
Mostrar especialistas Como funciona? Sobrecarga atrial esquerda representa geralmente uma dificuldade de esvaziamento do átrio esquerdo. Na maior parte das vezes por uma deficiência de abertura da válvula mitral. Dependendo da intensidade pode gerar sintomas e arritmias cardíacas.