Os meses e suas datas comemorativas
As leis brasileiras fixam oito datas comemorativas como feriados nacionais: Confraternização Universal (1º de janeiro), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalhador (1º de maio), Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro) e Natal (25 de dezembro).
No século 1, os antigos romanos já temiam o mês de agosto, por acreditar que, nessa época, um dragão cuspindo fogo aparecia no céu durante a noite. ... Originalmente, a expressão era “casar em agosto traz desgosto”, pois as caravelas costumavam partir para o Novo Mundo nessa época.
Quais são as principais datas comemoradas no Brasil?
Festa Cívicas
Qual a origem: A data surgiu na França, em 1564, quando o rei Carlos 9º determinou que o Ano-Novo fosse festejado em 1º de janeiro (até então, a passagem de ano acontecia em 1º de abril, junto com o começo da primavera no hemisfério norte).
A história de como surgiu o Dia do Estudante nos remete à data de 11 de agosto de 1827, quando o Imperador D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país em São Paulo e Olinda (mais tarde transferido para Recife).
Com a consolidação dos dias e meses por meio do calendário, tornou-se natural comemorar o passar do tempo. Seja com aniversários e feriados nacionais, seja com datas comemorativas para lembrar um evento, uma profissão ou uma personalidade, aprendemos desde cedo a nos importarmos com os eventos do calendário.