A flebotomia é realizada para remover o excesso de glóbulos vermelhos, e algumas pessoas tomam aspirina e, às vezes, outros medicamentos.
Esse exame mede a quantidade de hemoglobina, uma proteína das hemácias, em uma amostra de sangue, o que indica a capacidade do sangue de transportar oxigênio para os tecidos. Quando a hemoglobina está baixa, a pessoa está com anemia, estado em que o corpo não recebe oxigênio suficiente, o que causa fadiga e fraqueza.
A eletroforese de hemoglobina é um exame realizado para medir e identificar os diferentes tipos de hemoglobina que podem ser encontrados no sangue. A hemoglobina é uma proteína dos glóbulos vermelhos responsável por transportar oxigênio para todo o corpo.
Hemoglobina A1- No adulto normal, essa hemoglobina representa cerca de 97% da hemoglobina encontrada. Hemoglobina A2- Essa hemoglobina representa 2% da hemoglobina encontrada no adulto. Hemoglobina F- Essa hemoglobina é encontrada no feto, sendo chamada de hemoglobina fetal.
Origem da vida e as evidencias bioquímicas Esse avanço experimental resolveu o problema ovo e galinha: ácidos nucleicos (especificamente RNA) veio primeiro – e mais tarde, a vida mudou para herança baseada em DNA. Outra importante linha de evidência bioquímica vem na forma de moléculas surpreendentemente comuns.
Exame de proteínas totais e frações: o que é e como entender o resultado. A medida das proteínas totais no sangue reflete o estado nutricional da pessoa, e pode ser usada no diagnóstico de doenças renais, hepáticas e de outros distúrbios.