Conhecida clinicamente como hiperosmia, a condição é caracterizada por um olfato mais apurado do que a média. Algumas pessoas podem ser mais sensíveis a aromas agradáveis, enquanto outras podem ser mais afetadas por odores ruins.
O odor fétido no nariz pode ter diversas causas, sendo as principais delas são os processos inflamatórios como sinusites, rinites, tumores nasais e corpo estranho. Geralmente em crianças, o mau cheiro em geral acontece pelo aumento da produção do muco nasal com posterior infecção bacteriana.
Uma ótima solução caseira para sinusite é a limpeza do nariz com água morna e sal, pois ela permite que aos poucos a água com o sal dissolva a secreção presa nos seios nasais, facilitando a respiração e diminuindo a dor e o desconforto. Colocar a água para ferver e depois de fervida, deixar amornar.
Para conseguir cessar uma crise de espirros imediatamente o que se deve fazer é lavar o rosto e limpar o nariz com soro fisiológico, pingando algumas gotinhas. Isso irá eliminar a poeira que pode haver dentro do nariz, aliviando esse desconforto em poucos minutos.
Rinossinusites, traqueobronquites, rinites infecciosas, doença do refluxo gastroesofágico e até gengivite crônica são causas frequentes de odor ruim na respiração. É necessário avaliação médica e exames para o diagnóstico correto.
Outra recomendação da dentista para amenizar o gosto ruim na boca é evitar o consumo de alimentos ricos em carboidratos e manter as visitas regulares ao consultório. “Visite seu dentista a cada 6 meses para uma avaliação e uma limpeza dental”, afirma a especialista.
Uma opção eficaz é o alginato de sódio, indicado pelos médicos para esse tipo de tratamento há mais de 30 anos, devido à ação mecânica de conter o conteúdo ácido no estômago.
Como saber se tenho halitose? Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito.
Entre os distúrbios gástricos, os que mais comumente provocam mau hálito são o refluxo e a gastrite. No caso do refluxo, o alimento ingerido, que já estava no estômago sendo digerido, volta para o esôfago, deixando um gosto ruim na boca e provocando o mau hálito.
Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito.