Biosseguridade em granjas: componentes operacionais
A biosseguridade em granjas de suínos consiste em medidas para evitar a entrada e propagação de doenças no rebanho. As principais medidas são o isolamento da granja, em distância segura, de possíveis focos de vetores, além de cercamento da propriedade.
A biossegurança envolve o debate sobre os princípios de contenção, tecnologias e práticas a serem aplicadas de forma a evitar a exposição involuntária ou liberação acidental de agentes patogênicos e toxinas, enquanto a biosseguridade abrange medidas de segurança institucional e pessoal destinadas a evitar a perda, ...
O principal objetivo dos programas de biosseguridade na produção animal é evitar a possibilidade da entrada e disseminação de doenças infecciosas, provenientes de bactérias ou outros agentes patológicos, e que se proliferem em uma fazenda ou granja.
Os ventiladores são os responsáveis pela manutenção da temperatura constante e ideal para a granja. É também por meio desses equipamentos que são mantidos os índices de umidade, assim proporcionando o conforto térmico aos animais.
O sistema de nebulização consiste na formação de gotículas extremamente pequenas, que aumentam muito a superfície de uma gota d'água exposta ao ar, o que assegura a evaporação mais rápida. É um sistema dos mais eficientes em promover o conforto térmico e conseqüentemente melhorar o desempenho dos animais.