Existem três principais formas de contaminação que podem ocorrer na indústria de alimentos:
Principais Agentes de Contaminação dos Alimentos
Amendoim e derivados apresentaram maior incidência de contaminação por aflatoxinas (34,7%) com amostras contendo até 1.
As principais vias envolvidas num processo de contaminação biológica são a via cutânea ou percutânea (com ou sem lesões - por acidente com agulhas e vidraria, na experimentação animal - arranhões e mordidas), a via respiratória (aerossóis), a via conjuntiva e a via oral.
As principais fontes de contaminação do alimentos são: a) solo e água: estes dois são considerados em conjunto, pois muitos microrganismos neles presentes têm várias características em comum. Microrganismos do solo podem, através do vento, contaminar o ar e posteriormente chegar aos corpos hídricos através da chuva.
Contaminação biológica: presença de microrganismos patogênicos como bactérias, parasitas, vírus, bolores e leveduras.
Depois de secretado no do úbere, o leite pode ser contaminado por microrganismos a partir de três principais fontes: de dentro da glândula mamária, da superfície exterior do úbere e tetos, e da superfície do equipamento e utensílios de ordenha e tanque (SANTOS e FONSECA, 2001).
Ar poluído, água contaminada e utensílios mal higienizados são as principais fontes contaminantes dos alimentos. Os alimentos que consumimos estão sujeitos aos mais variados tipos de contaminação em qualquer estágio da cadeia produtiva.
A PRINCIPAL FONTE E CONTAMINAÇÃO O SOO E A ÁGUA SÃO: AS QUEIMADAS.As principais fontes de poluição do solo são: ... Chuva ácida; Esgoto lançado em rios e no solo; Perfuração errada do solo, Cemitérios; Infiltração de fossas sépticas;Queimadas, Mineração.
As principais fontes potenciais de contaminação das águas subterrâneas são: os lixões; aterros mal operados; acidentes com substâncias tóxicas; atividades inadequadas de armazenamento, manuseio e descarte de matérias primas, produtos, efluentes e resíduos em atividades industriais, como indústrias químicas, ...
Fontes de poluição da água
Os principais tipos de poluição das águas são: poluição biológica, térmica, sedimentar, química e radioativa. A água é realmente uma substância muito importante para o surgimento e desenvolvimento da vida em nosso planeta.
As principais fontes potenciais de contaminação das águas subterrâneas são: os lixões; aterros mal operados; acidentes com substâncias tóxicas; atividades inadequadas de armazenamento, manuseio e descarte de matérias primas, produtos, efluentes e resíduos em atividades industriais, como indústrias químicas...
Os fertilizantes nitrogenados minerais e os estercos manejados inadequadamente são apontados como as maiores fontes difusas de contaminação da água por nitrato em áreas agrícolas.
Os nitratos provenientes do solo chegam mais rapidamente aos corpos de água do que o fósforo ou outros nutrientes. Apesar de serem nutrientes essenciais para as plantas, podem, em excesso, causar problemas significativos na água, isto é, juntamente com o fósforo, podem acelerar a eutrofização dos lagos.
As principais causas da poluição do solo são: o acúmulo de lixo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas.
Quais são as principais consequências da poluição da água? Primeiramente, o desaparecimento da biodiversidade e dos ecossistemas aquáticos. Igualmente, os humanos são prejudicados pela alteração na cadeia alimentar e por contraírem doenças ao beber ou usar água contaminada.
A poluição despejada nos rios causa um processo de aumento da matéria orgânica existente na água, o que, em excesso, prejudica o desenvolvimento natural de plantas (a água fica mais turva atrapalhando o processo de fotossíntese) e de animais (matéria orgânica em excesso atrapalha a oxigenação da água).
Esse tipo de poluição ocorre com a introdução de detritos orgânicos lançados geralmente por esgotos domésticos e industriais, que podem ser direcionados à água ou podem se infiltrar nos solos, atingindo lençóis freáticos. São compostos de carboidratos, gorduras, proteínas, fosfatos e bactérias.
A contaminação da água também ocorre pelos resíduos de aterros sanitários mau instalados, lixões a céu aberto e lançamento de esgoto doméstico nas águas. Isso acontece também pela infiltração do chorume no lençol freático. ... A falta de saneamento básico é outro fator responsável pela poluição das águas.
A poluição marinha ocorre porque tanto os mares quanto os oceanos recebem diariamente, em todo o mundo, uma infinidade de poluentes, como esgoto doméstico, industriais, lixo sólido, que são levados pelos rios que deságuam no mar.
Uma das principais doenças relacionadas com a ingestão de água contaminada é a amebíase, causada pela Entamoeba histolytica. Essa doença pode causar febre, dores abdominais, diarreia com sangue, flatulência, anemia e, até mesmo, morte. Além da amebíase, podemos citar a cólera, a giardíase e a hepatite A.
Conheça as principais doenças que podem ser transmitidas pela água.
A cólera é causada por uma infecção no intestino provocada pela bactéria vibrio cholerae. A bactéria faz com que as células que revestem o intestino produzam uma grande quantidade de fluidos que causam diarreia e vômitos.
Os agentes infecciosos (bactérias, vírus, helmintos e protozoários) são a principal causa de doenças transmitidas por água e alimentos contaminados em viajantes.
Ascaridíase ou lombriga É uma verminose causada pelo parasita Ascaris Lumbricoide, também conhecido como lombriga, que habita, se desenvolve e se multiplica no intestino. Esta doença, é transmitida através da ingestão água ou alimentos contaminados com ovos do parasita.