Após mudanças, a escala tornou-se um padrão de avaliação do bebê, sendo a soma de cinco sinais, determinados nos primeiros um e cinco minutos de vida da criança. É uma avaliação feita na sala de parto e a pontuação é anotada na Caderneta da Criança.
O método de Credé ou credeização consiste na instilação ocular de uma gota de Nitrato de Prata a 1% para prevenção da oftalmia gonocócica. Este procedimento é realizado na primeira hora de vida, tanto em parto normal quanto cesáreo (ORSHAN, 2010).
Passo a Passo Anotação de Enfermagem Recém-nascido
Os procedimentos na recepção do recém-nascido são: Manter sala de recepção do RN com temperatura adequada; Colocar o RN sob calor radiante; Posicionar o recém-nascido, mantendo a cabeça em posição neutra ou com leve extensão do pescoço (coxim nos ombros), evitar a hiperextensão ou a flexão exagerada do mesmo; Aspirar ...
ATENÇÃO NO PUERPÉRIO Orientar e apoiar a família para a amamentação; Orientar os cuidados básicos com recém-nascido; • Avaliar interação da mãe e do bebê; • Identificar situações de risco ou intercorrências; • Orientar o planejamento familiar.
Tais cuidados representam a necessidade de intervenção para auxiliar a adaptação do recém-nascido à vida extrauterina - cuidados imediatos - como também registrar informações e realizar cuidados após esta adaptação - cuidados mediatos (HOCKENBERRY, 2006).
Introdução: Os cuidados mediatos têm como principais objetivos ajudar o recém-nascido a adaptar-se à vida extra-uterina, prevenir possíveis complicações que possam advir e detectar precocemente qualquer anormalidade. Desta forma, orientações oportunas prestadas aos pais são muito importantes.
As primeiras horas. Imediatamente após o parto, devem-se avaliar, no recém-nascido, esforço respiratório, batimentos cardíacos, cor, tônus e irritabilidade dos reflexos, todos componentes-chave para pontuação de Apgar no 1º e no 5º minuto após o nascimento ( Classificação de Apgar).
RN a termo com boa vitalidade deve ser limpo e posicionado sobre o abdome da mãe ou ao nível da placenta por 1 a 3 minutos ou até o término da pulsação do cordão umbilical para só após realizar o clampeamento.
Quanto à idade gestacional, o RN é classificado como recém-nascido pré-termo extremo (menos de 30 semanas de IG); recém-nascido muito prematuro (de 30 à 33 semanas e 6 dias); recém-nascido pré-termo tardio (de 34 à 36 semanas e 6 dias); recém-nascido termo ( de 37 à 41 semanas e 6 dias) e recém nascido pós-termo (mais ...
PIG: abaixo do percentil 10; ● AIG: entre os percentis 10 e 90; ● GIG: acima do percentil 90. Exemplo 01: RN, 31 semanas e 4 dias, peso 1610g. PIG: abaixo do percentil 10; ● AIG: entre os percentis 10 e 90; ● GIG: acima do percentil 90.
Os prematurinhos podem ser classificados de acordo com a idade gestacional ao nascer, sendo o prematuro limítrofe aquele nascido entre 37 e 38 semanas; moderado nascido entre 31 e 36 semanas e prematuro extremo aquele nascido entre 24 e 30 semanas de idade gestacional.
Uma gravidez normal leva em média cerca de 280 dias em seres humanos. Para saber quanto isso dá em meses devemos considerar que um mês tem cerca de 30 dias, o que nos dá um resultado de cerca de 9 meses.
A idade gestacional não é a idade embriológica real do feto, mas é o padrão universal entre obstetras e neonatologistas para discutir a maturação fetal. Idade embriológica é o tempo decorrido desde a data da concepção até a data do parto e é 2 semanas menor que a idade gestacional.
Mas isso é perfeitamente normal. O ultrassom nessa fase pode errar em até 15 dias para mais ou para menos. Entenderam? Por isso mesmo, o cálculo da Idade Gestacional de confiança deve ser feito sempre com base da Data da Última Menstruação e com o Ultrassom Obstétrico INICIAL.
Se a gravidez for descoberta muito cedo ou a mãe errar a data da última menstruação para menos, o primeiro ultrassom pode mostrar só o saco gestacional. “O embrião só é identificável a partir da sexta semana. Portanto, o exame deve ser repetido dentro de sete a dez dias”, explica d'Auria.
Com o ultrassom, a diferença pode ser maior. Tudo depende da época em que o utrassom é feito. O exame considera as medidas do feto em diversos parâmetros, inclusive o comprimento da cabeça até o bumbum, e transforma automaticamente essas medidas em "idade".
Por exemplo: 12 de agosto + 280 dias / 7 = 41 semanas. Posteriormente, localizar 12 de agosto no calendário e considerar esse dia como a primeira semana e contar 41 semanas, o que significa que o bebê provavelmente nascerá em 19 de maio.
Essa regra é uma forma padronizada de calcular a DPP de uma gestante. Nela, soma-se 7 ao dia correspondente ao da data da última menstruação e retira-se 3 do mês correspondente à data da última menstruação. Por exemplo: se a DUM for 12/11, a data provável do parto será no dia 12+7 e mês 11-3, ou seja, dia 19/08.
E se não souber quando começou a última menstruação? Infelizmente não existe forma de calcular o período menstrual sem saber a data da última menstruação. Por isso, recomendamos que a mulher tome nota do dia da próxima menstruação, para que, a partir daí, possa calcular suas próximas menstruações.