A patogenia da intoxicação por uréia ocorre com a degradação do composto. Ao alcançar o rúmen a uréia sofre ação da urease e é então desdobrada em amônia e dióxido de carbono, sendo a amônia utilizada como fonte de nitrogênio para síntese de proteínas pelos microorganismos ruminais.
Para combater o problema e evitar a contaminação dos bovinos, o único método comprovadamente eficiente é a erradicação da planta arrancando com enxadão. Esse sistema profilático é trabalhoso e precisa ser feito várias vezes para acabar com a planta no pasto.
Para o tratamento, primeiro passo é isolar o animal e tratar com medicamento que tenha o clorobutanol como princípio ativo. O medicamente pode não ser totalmente eficiente. Outro tratamento mais barato ao produtor é a auto-hemoterapia em que se usa o próprio sangue do animal.
Os termos timbó, tingui e titim designam um conjunto de plantas das famílias das leguminosas e sapindáceas que são tradicionalmente usadas para atordoar os peixes e ajudar na sua pesca. ... Os peixes começam a boiar e podem ser facilmente apanhados à mão.
O timbó é um cipó trepador encontrado nas mais diversas regiões brasileiras, em especial na região amazônica, também conhecida como tingui, guaratimbó, timbosipo, timbóiurari, cururu-apé, mata-fome, entre outros; considerado venenoso, contém uma toxina capaz de asfixiar e matar peixes em poucos minutos (TXICÃO, 2016).
Significado de Timbó [Figurado] Moleza, cansaço, esgotamento dos membros. Etimologia (origem da palavra timbó). Do tupi ti'mbo.
A infusão da casca da raiz é empregada para tinguijar (intoxicar) os peixes das lagoas para posteriormente serem capturados. As sementes são usadas na indústria caseira para compor arranjos florais secos.
A embaúba possui propriedade cardiotônica, vasodilatadora, diurética, anti-hemorrágica, adstringente, antiasmática, anti-inflamatória, analgésica, anti-séptica, cicatrizante, expectorante e hipotensora, o que é devido à presença de alcaloides, flavonoides, antraquinona, glicosídeos cardiotônicos e taninos em sua ...