Toda pessoa que contribui mensalmente para Previdência Social é chamada de segurado, tendo direito aos benefícios. ... Segurados Especiais (trabalhadores rurais); Segurados Facultativos (pessoas que não exercem atividade remunerada, porém contribuem para Previdência Social).
A Previdência Social é um tipo de seguro na qual todo trabalhador de carteira assinada está automaticamente incluído. Sua participação se dá por meio de contribuições que são mensalmente descontadas do salário, também conhecido como o desconto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Em regra, a base de cálculo da contribuição é o salário de contribuição mensal. Para o produtor rural pessoa física e o segurado especial, a base de cálculo da contribuição é a receita bruta proveniente da comercialização de sua produção.
COMO FAZER A GUIA DE INSS DO ACORDO Esse recolhimento, em regra, deve ser realizado mediante guia GPS. Para essa emissão, basta acessar esse link. No site da receita, você preencherá os dados cadastrais da empresa, discriminará o valor a ser recolhido e a data de vencimento.
Após a Reforma de 2019, o cálculo para o salário de benefício do servidor público fica desta forma: Salário de Benefício = Média aritmética das contribuições multiplicada por 60% + 2% sobre cada ano adicional aos 20 anos de contribuição.
Para aqueles que trabalham com carteira assinada, a contribuição ao INSS é feita pela empresa, efetuando o desconto direto na folha de pagamento do funcionário e revertendo à Previdência. Esta é uma obrigação da empresa.
11%
O valor mínimo dos benefícios do INSS (aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte), ou seja, o piso previdenciário, será de R$ 1.
Quem é contribuinte facultativo ou individual (autônomos) tem até o dia 15 do mês seguinte ao da competência para fazer o pagamento.