Pode vir associado à disúria (dor ou queimação ao urinar), dor na parte inferior do abdômen e sentir urgência para urinar. Está associado a problemas dos esfíncteres urinários. Poliúria é diferente de polaquiúria, pois significa urinar muito, em grande volume.
Infecções do trato urinário são a causa mais comum da polaquiúria em crianças e mulheres. Diabetes mellitus não controlado é a causa mais comum de poliúria. Hiperplasia prostática benigna é uma causa comum em homens com mais de 50 anos.
O excesso de glicose no organismo é prejudicial. Com isso, aparece um dos primeiros sintomas da hiperglicemia, chamado de poliúria, que é o excesso de urina. Quando a pessoa urina muito, ela vai eliminar glicose e água. Sendo assim, aparecerá outro sintoma da hiperglicemia, que é a sede (ou polidipsia).
A hiperglicemia é a elevação da glicose no sangue, em geral acompanha-se também de altos níveis de açúcar na urina, causando excesso de urina e vontade frequente de urinar e por consequência, aumento da sede.
Se a concentração de glicose no sangue sobe acima do normal, insulina é liberada, o que estimula as células do corpo a remover a glicose do sangue. Se a concentração de glicose no sangue cai abaixo do nível normal, glucagon é liberado, o que estimula as células do corpo a liberarem glicose no sangue.
Quando o açúcar no sangue fica muito baixo, um carboidrato de rápida absorção é necessário para trazer esses níveis para valores considerados normais. Aposte em uma colher de sopa de mel. Funciona, pois é composto por 30% de glicose, menos de 40% de frutose e cerca de 20% de outros tipos de açúcares.
Qual é o valor normal da glicemia em jejum? O valor normal da glicemia em jejum é inferior a 99 mg/dL.
Fazer muita atividade física sem comer; Consumir bebidas alcoólicas com o estômago vazio; Usar medicamentos que podem diminuir o açúcar no sangue como a Aspirina, Biguanida e Metformina, sem orientação do médico; Não tomar a insulina na dose ou no horário correto.