Entre as ideias estão:
Como motivar professores desmotivados?
A centralidade do professor Mesmo com os avanços tecnológicos e de inteligência artificial que observamos nos últimos anos, a pandemia reforçou o papel docente na aprendizagem e, consequentemente, na sociedade. “A tecnologia não substitui o contato pessoal e a interação entre os estudantes, nem os professores.
Ser professor na atualidade, ainda mais num ano de pandemia, nos faz rever a responsabilidade para a formação, na perspectiva da autonomia e empoderamento. Não podemos esquecer que as tecnologias não são fim e nem remédios para as soluções dos problemas educacionais, mas são meios, assim como tantos outros.
O docente deve ter consciência de sua atuação na pandemia, seja em questão de limites físicos, como limites de privacidade, de forma que deve expor os alunos ao ensino e conhecimento, e deixá-los compreender as temáticas, estando disponível para possíveis dúvidas.
10 principais desafios dos professores
Ser professor é muito mais que exercer uma profissão, dar aulas, aplicar e corrigir provas. Ser professor é uma profissão que exige muito esforço, preparo, conhecimento, pesquisa, tempo e dedicação, mais ainda, que requer compromisso e comprometimento.
Ser professor, além de ensinar, é saber viver, conviver, respeitar o próximo e aprender com ele. É um compromisso consigo mesmo. É na generosidade, poder disseminar conhecimento. Ser professor, é legado e também uma missão cotidiana.
Um professor pode ser lembrado por toda vida, na cabeça de milhares de pessoas. Por conhecimentos passados, por experiências vividas, pela capacidade de fazer diferença. O professor tem a capacidade de transformar um aluno indisciplinado em um estudante brilhante. Desde que consiga cativá-lo e conquistar sua confiança.
A rotina do professor vai além do período em sala de aula. Tem que conciliar o planejamento das aulas, a correção de provas e atividades, a participação em reuniões da instituição e o deslocamento entre as escolas. Ufa! A rotina é intensa e na maioria dos casos os educadores precisam trabalhar nos períodos de folga.
O Professor que quero ser, é o que dá o seu melhor, o que faz com amor, o que ensina o que sabe, o que aprende, o que está aberto para novas possibilidades, o professor que ama o que faz, é aquele que tem coragem, força, que luta e que não desiste.
Você é o tipo de professor que quer ser amigo dos alunos e fazê-los gostar de você. ... Você é o professor que todos os alunos querem ter. Você ensina a matéria com propriedade e tenta mantê-los motivados mas, o mais importante, você quer que eles realmente aprendam a matéria.
Então, veja abaixo uma lista de 14 tipos de professor com quem todo mundo já teve aula uma vez na vida.
Também, ser o favorito do professor é uma relação de duas vias: vai funcionar melhor se você também gostar do professor em questão. Cumprimente ou diga “oi”, quando o vir. Pessoas gostam de ser reconhecidas. Sempre aparente ser uma pessoa esforçada, o máximo possível.
Use a linguagem corporal. Sorria para seu professor durante a aula e olhe nos olhos dele sempre que puder. Quando gostar muito de um fato exposto, concorde e sorria para mostrar que está escutando, seja intrépida; use seus melhores aspectos físicos em seu favor.
Os professores da faculdade são exemplos de conteúdo acadêmico e profissional, e uma boa relação com eles pode trazer vários benefícios para a sua trajetória. A troca de experiências entre mestre e alunos é um dos aspectos mais positivos da vida universitária.
Segundo o Ministério da Educação, “os docentes das universidades federais precisam ter ao menos grau de mestre”, com entrada mediante concurso público. Ou seja, é um requisito ter uma pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) para lecionar no Ensino Superior.
Isso porque não existe mais o curso de magistério para a capacitação de professores. Portanto, se você deseja trabalhar como docente, precisará buscar por uma das formações específicas: faculdade de Pedagogia, Licenciatura ou Complementação Pedagógica.