Quais são os alimentos embutidos e carnes processadas?
Ele aumenta os riscos de desenvolvimento de problemas como pressão arterial alta, retenção de água, aumento do volume sanguíneo – o que dá mais trabalho para o coração na hora de mover esse sangue e gera mais pressão às artérias –, doença no coração, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.
Especialistas afirmam que o problema está no fato de ser um alimento processado, independentemente se a salsicha for misturada com ingredientes saudáveis, como a salada e o macarrão, por exemplo. — O consumo de alimentos embutidos aumenta o risco de desenvolvimento de câncer, principalmente o colorretal.
Mais saciedade. A carne é um alimento que confere mais saciedade ao consumidor porque é rica em proteína. Por isso, a salsicha feita de carne pura alimenta mais e afasta a fome por muito mais tempo.
A matéria-prima da salsicha que vai no cachorro-quente brasileiro são carnes suína, bovina e de frango. Só que nada de carne de primeira - o que entra na composição do alimento são aquelas partes menos nobre, que sobraram da fabricação de outros produtos.
Feita a partir da emulsão das carnes de uma ou duas espécies de animais de corte, a salsicha pode ou não conter a carne mecanicamente separada (CMS), um subproduto desses animais, que nada mais é que uma mistura feita à base de cartilagens e outras partes dos animais (carcaças de aves, bovinos e suínos).
Na pesquisa Datafolha, a Sadia leva a melhor nas categorias presunto, frango, hambúrguer e salsicha.
Para a maioria das salsichas, o processo de produção é simples. Primeiro, aparas de carne bovina ou suína são moídas em uma máquina e extraídas por um equipamento que parece uma peneira de metal, até parecer hambúrguer de carne moída.
No caso da salsicha, a massa é embutida, cozida e colocada em um envoltório. Ao ser enviada para o supermercado ou açougue, a salsicha é retirada e vendida sem o envoltório. Já a mortadela é embutida em um envoltório maior e que já vira sua embalagem.
1º Salsicha Viena: é a salsicha mais "pura", feita com pedaços de carne bovina e/ou suína e gorduras, sem nenhuma adição de carne mecanicamente processada. 2º Salsicha Frankfurt: assim como as Salsichas Viena, também são feitas somente com carne de boi e/ou porco e gorduras, sem carne mecanicamente processada.
Conforme manda a tradição, além de não poder comer carne, na Sexta-Feira Santa seria proibido até mesmo realizar qualquer tipo de atividade, pelo menos até o meio dia.
O que comer na Sexta-feira Santa? 15 sugestões de receitas para o almoço
Também denominado por Sexta-Feira da Paixão, esse dia representa uma data destinada para a prática de privações como a de não consumir carnes e frango por ser uma de penitência pela morte de Cristo.
Dona Nélia Ferreira, de 85 anos, relembra que antigamente a canjica era feita no fogão a lenha e na panela de barro. Por isso, demorava muito mais tempo para ficar pronta do que hoje. Além de saborosa, ainda há uma crença em torno do doce. "Se comer canjica em sete casas diferentes arruma um marido", contou.
Em um outro vídeo, dos muitos de seu popular canal no YouTube, o padre Paulo Ricardo afirma que, no passado, a Igreja Católica exigia em sua lei que a abstinência às sextas-feiras fosse também de ovos e laticínios, além de carnes (veja aqui). Atualmente, porém, a Igreja Católica fala em abstinência apenas de carnes.
Peixes e ovos são opções para quem não come carne vermelha durante a semana santa. Estamos na semana santa. Muita gente deixa de comer carne neste período do ano. ... Na casa de Dionísio Eleotério, pedreiro, a tradição é seguida à risca e a carne vermelha não entra no cardápio neste período.
A explicação para esta prática é a de que as pessoas aproveitam o dia em que o Senhor está morto, de forma que não vê os pecados cometidos, para praticar pequenos delitos. A explicação acompanha o cristianismo que, segundo os preceitos bíblicos, ao cristão recomenda-se jejuar durante o período da Quaresma.
Porém, segundo o padre Cido, o frango não está liberado para ser consumido pelos cristãos na Sexta-Feira Santa. “Não há nenhuma explicação teológica a respeito do consumo de frango nessa data, mas a tradição sempre pregou a troca da carne pelo peixe, que é um alimento bíblico.
Quaresma e orientação para abstinência de carne vermelha aumenta o consumo dos ovos. A quaresma é o período de 40 dias, entre o Carnaval e a Semana Santa, guardado pelos católicos para reflexão e penitência. ... O ovo faz parte do cardápio diário de muitos brasileiros e suas vendas aumentam consideravelmente nesse período.
O jejum vem expresso no Quarto Mandamento da Lei da Igreja que diz: "Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja". O Código de Direito Canônico estabelece o jejum todas as sextas-feiras do ano e o tempo da Quaresma. ... A carne é o alimento mais excluído da dieta durante esse período.
Salmão. Riquíssimo em ômega 3, o salmão consiste é peixe de grande destaque e bastante apreciado na alimentação em virtude do sabor delicado, coloração característica e versatilidade em preparações culinárias.
É dia de sacrifícios para os cristãos, em sinal de consternação pela morte de Jesus, e não se deve comer carne vermelha. Isso acontece porque, na época, a carne era artigo de luxo, e era peça rara à mesa das pessoas mais pobres. ... Mas comer peixe neste dia não significa só adotar a simplicidade.
O que pode comer na Sexta-Feira Santa? A tradição refere-se especificamente ao consumo de carne vermelha e frango. Muitas pessoas substituem o consumo dessas carnes pela de peixe, mas outras pessoas optam por não consumir nenhum tipo de carne no período.
Sexta-Feira Santa é, por tradição, o dia de não comer carne vermelha. ... Além da carne vermelha, há quem renuncie a doces, refrigerantes, álcool e até a conversa com os amigos durante parte do dia.
Assim como no espiritismo, na Igreja Evangélica Quadrangular o jejum de carne vermelha não é algo obrigatório. “Entendemos e respeitamos quem não come carne vermelha, mas não há uma proibição bíblica sobre isso”, afirma.