Sintomas do transtorno disfórico pré-menstrual
Alteração nos hormônios estrógeno e a progesterona é responsável pelo incômodo. Alguns dias antes do início da menstruação você começa a sentir enjoo, mal estar, dores de cabeça e intolerância à luz e ao barulho.
Algumas de nós têm a TPM durante a menstruação, isto é, as oscilações de humor e os incômodos físicos permanecem mesmo durante a menstruação. Se acontece com você durante alguns dias do fluxo, saiba que não há nada grave, já que, mesmo durante o sangramento, ainda rola uma bagunça hormonal, a grande razão da TPM.
Dicas para controlar a raiva e o estresse na TPM
"Nesse período do ciclo feminino é frequente uma fase de melancolia, de leve depressão; um sentimento um pouco de isolamento, de falta de vontade em relação às coisas, e um aumento da irritabilidade. Mas se você sofre do Transtorno Disfórico Pré-Menstrual, há uma exacerbação das questões emocionais e até físicas.
TPM: confira cinco dicas para aliviar os sintomas
O melhor caminho para o tratamento da TPM é consultar um médico ginecologista e descrever para ele todos os sintomas que a mulher sente antes e depois da menstruação.
Para diminuir as chances de desencadear os sintomas da TPM e aliviar o estresse, é orientado investir em momentos diários de alegria e de relaxamento, como uma conversa saudável e divertida com uma amiga, uma aula de meditação, assistindo a uma comédia ou fazendo qualquer outra atividade que dê prazer.
As mulheres, em alguns momentos do ciclo menstrual, podem sentir mais ansiedade, irritabilidade e alterações de humor, por causa do desequilíbrio hormonal. Quando o estrogênio se excede, enquanto a taxa do hormônio predominante, progesterona, se desequilibra, existe uma tendência elevada para a depressão.