A lei relativa à contribuição de melhoria observará os seguintes requisitos mínimos: (Revogado pelo Decreto-lei nº 406, de 1968). a) memorial descritivo do projeto; ... (Revogado pelo Decreto-lei nº 406, de 1968).
150, I e III. A contribuição de melhoria é um tributo que não se confunde com o imposto, nem a taxa e que está previsto no art. 145, III, da CF/88, que recepcionou de forma expressa (art. ... "A contribuição de melhoria tem seu fato gerador ligado a uma obra pública".
É válida a cobrança, pelo município, de contribuição de melhoria que estabeleça como base de cálculo a valorização dos imóveis. As universidades públicas podem instituir taxa de matrícula com o objetivo de custear programa de assistência a alunos carentes.
A contribuição de melhoria cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o ...
As contribuições são tributos que possuem uma finalidade específica. Portanto, essas cobranças são estabelecidas para solucionar uma demanda já existente.
São as contribuições que visam custear as atividades do Estado no campo social. Podemos exemplificar atividades como saúde, assistência, previdência e educação. Esta espécie ainda se subdivide em Contribuições Sociais Gerais e Contribuições Sociais para a Seguridade.
São três as espécies de contribuições especiais: Sociais que são aquelas que financiam direitos sociais como educação, saúde, moradia, lazer, por exemplo. Dentro das Contribuições especiais sociais ainda podemos subdividir em Gerais e de Seguridade.
A CONTRIBUIÇÃO ORDINÁRIA é aquela que será paga pelos servidores que estejam filiados ao respectivo regime próprio.
A competência especial se refere à instituição dos empréstimos compulsórios e contribuições especiais, previstos nos artigos 148 e 149 da Constituição Federal respectivamente. Tal nomenclatura classificatória foi dada em razão da discussão doutrinária a respeito da natureza tributária destas duas receitas[4].