EQST

Quais Os Principais Autores Da Psicologia Social No Brasil?

Quais os principais autores da Psicologia Social no Brasil?

A psicologia social brasileira é marcada por dois psicólogos bastante antagônicos: Aroldo Rodrigues (abordagem mais experimental-cognitiva), e Silvia Lane (marxista e sócio-histórica).

Quem é o pai da psicologia social?

Kurt Lewin

Qual a especificidade da Psicologia Social?

Atualmente, há bastante consenso de que a Psicologia Social como disciplina científica possui uma especificidade, não pelo seu objeto de estudo, mas antes de tudo por suas abordagens teóricas que articulam aspectos estruturais e aspectos subjetivos e integram explicações psicológicas e sociológicas.

Qual é a importância da psicologia social nas organizações?

Essa subdisciplina não apenas constrói conhecimentos, mas permite atuar em organizações de forma a aprimorar relações de trabalho, a motivação e o bem-estar de empregados, assim como a produtividade e a eficiência, entre outros. ...

Quais são os objetivos da psicologia organizacional?

Especificamente voltada para o trabalho em contextos corporativos, a psicologia organizacional tem o objetivo de estudar o comportamento de cada pessoa em relação ao todo dentro de uma empresa. ... O objetivo é promover qualidade de vida gerando maior produtividade e um excelente desempenho.

Quais as características da psicologia organizacional?

Tradicionalmente, as principais áreas da Psicologia Organizacional são: recrutamento e seleção de pessoal, treinamento, desenvolvimento e educação de pessoal, avaliação de desempenho, além de aspectos próprios das condições mais amplas de gestão estratégica e diagnóstico organizacional.

O que é a psicologia organizacional e do trabalho?

A psicologia do trabalho estuda a pessoa em seu ambiente ocupacional. Seu conceito está ligado à capacidade produção e a atividades que colaborem para o desenvolvimento. Já a psicologia organizacional estuda a empresa em seus diferentes aspectos, integrando pessoas e recursos, os quais possibilitam seu funcionamento.

Qual a diferença entre psicologia organizacional e do trabalho?

A Psicologia Organizacional, como o próprio nome diz, está ligada a uma organização ou empresa. ... Já a Psicologia do Trabalho é mais abrangente, uma vez que nem todo trabalho depende de uma empresa. Consideremos, por exemplo, um trabalhador rural e seu ambiente de trabalho, que é o campo.

Como a psicologia organizacional influencia o ambiente de trabalho?

A Psicologia Organizacional desempenha um papel muito importante na manutenção da saúde do trabalhador dentro da empresa. Sua aplicação traz vantagens para os funcionários, que têm maior qualidade de vida no trabalho, e para os gestores, já que a produtividade e obtenção de resultados aumenta.

Quais as formas de atuação do psicólogo organizacional?

A psicologia organizacional exerce um papel importante nesse sentido, contribuindo para o bem-estar dos funcionários....Quais são as áreas de atuação da psicologia organizacional?

  1. Recrutamento e seleção. ...
  2. Cultura organizacional. ...
  3. Gestão de conflitos. ...
  4. Benefícios. ...
  5. Treinamento e desenvolvimento. ...
  6. Cargos e salários.

O que é necessário para um psicólogo organizacional?

O psicólogo organizacional precisa associar mais competências ao seu perfil profissional, de forma a tornar-se multidisciplinar e conhecer todas as atividades da Área de Recursos Humanos da empresa, estabelecendo uma relação de confiança e respeito, a fim de conquistar a todos.

O que a psicologia pode ajudar no ambiente de trabalho?

A Psicologia do Trabalho observa e age sobre os aspectos psicológicos das pessoas em sua relação com o trabalho: desde a seleção e contratação até a satisfação com o ambiente laboral e a adequação às tarefas executadas. Todo trabalhador também é um indivíduo, e deve ser visto a partir de suas particularidades.

O que é indispensável atualmente na formação do psicólogo organizacional?

Depreende-se, portanto que o que é indispensável à formação do psicólogo organizacional é que sejam criadas, a partir das universidades, das associações profissionais, das entidades de classe, da comunidade científica entre outros, condições que facilitem e que promovam mudanças desses aspectos; é estimular junto à ...