O objetivo da criptografia é transformar uma mensagem em um texto codificado, garantindo a confidencialidade da informação contida. O principal uso da criptografia é a troca segura de informações sigilosas, como senhas de usuários.
Funcionamento. O RSA envolve um par de chaves, uma chave pública que pode ser conhecida por todos e uma chave privada que deve ser mantida em sigilo. Toda mensagem cifrada usando uma chave pública só pode ser decifrada usando a respectiva chave privada.
A técnica da criptografia assimétrica consiste no uso de duas chaves: a pública e a privada. A chave pública serve para codificar determinado documento, enquanto a chave privada serve para decodificar o documento.
A criptografia simétrica faz uso de uma única chave, que é compartilhada entre o emissor e o destinatário de um conteúdo. Essa chave é uma cadeia própria de bits, que vai definir a forma como o algoritmo vai cifrar um conteúdo.
Na criptografia assimétrica, também chamada de criptografia de chave pública, temos duas chaves. ... Na capital grafia simétrica, em regra, temos apenas uma chave. Essa chave é usada tanto para criptografar como para decifrar os dados. Ou seja, a mesma chave é utilizada na processo de proteção e abertura dos dados.
Por causa da complexidade computacional da encriptação assimétrica, ela é tipicamente usada apenas para transferir uma chave de encriptação simétrica pela qual a mensagem (e normalmente a conversa inteira) é encriptada. A encriptação/decriptação simétrica é baseada em algoritmos mais simples e muito mais rápidos.
Conhecida por ser uma chave secreta e atualmente muito utilizada. Sua vantagem está relacionada na agilidade de algoritmos, mas não são tão seguros quanto a criptografia assimétrica, sendo que uma vez utilizada para cifrar a informação, é partilhada entre várias máquinas. ...
Esta é a propriedade primária de uma função hash. No entanto, o hashing dos dados não é obrigatório para a produção de uma assinatura digital, pois é possível usar uma chave privada para assinar uma mensagem que não tenha sido submetida à uma função hash.
No entanto, um hash difere de uma assinatura digital. Ele utiliza uma chave secreta compartilhada enquanto uma assinatura digital utiliza a tecnologia de chave pública e a chave particular do computador que está enviando os dados. Uma assinatura digital fornece não-repúdio, o que não é assegurado pelo hash.
Criptografia de chaves assimétricas: também conhecida como criptografia de chave pública, utiliza duas chaves distintas: uma pública, que pode ser livremente divulgada, e uma privada, que deve ser mantida em segredo por seu dono.
A função Hash (Resumo) é qualquer algoritmo que mapeie dados grandes e de tamanho variável para pequenos dados de tamanho fixo. ... Dessa forma, as funções Hash são largamente utilizadas para buscar elementos em bases de dados, verificar a integridade de arquivos baixados ou armazenar e transmitir senhas de usuários.