Podem ser os rios, lagos, riachos, represas, lençóis freáticos, sendo utilizada, sobretudo, para o abastecimento público. Ou seja, elas são essenciais para a vida humana, por exemplo, água potável para beber, para cozinhar, tomar banho, irrigação, dentre outros.
Afinal, o que é um manancial? Mananciais são fontes de águas alojadas no subterrâneo ou na superfície, em forma de rios, lagos, lençóis freáticos e represas, por exemplo. É deles que vem a água utilizada para o abastecimento público da população.
Os mananciais são fontes de onde se retira a água para abastecimento e consumo da população e outros usos, seja para indústria, agricultura, etc. ... As conseqüências imediatas disso são a poluição das águas, o comprometimento da saúde e da qualidade do meio ambiente e a própria extinção dos mananciais.
As práticas inadequadas de atividades humanas — e que resultam na exploração irresponsável do solo e da água — são os fatores que mais provocam a degradação das áreas de mananciais.
Salvação dos mananciais depende de todos Os primeiros passos devem acontecer dentro das residências, evitando deixar torneiras e chuveiros abertos por muito tempo, descartando pilhas e baterias usadas em lugares recomendados, reaproveitamento da água de chuva para atividades rotineiras e outras soluções básicas.
Resposta. lixos domésticos, como sacola, garrafas, embalagens e etc.
As principais consequências da poluição do solo são a perda da fauna, a esterilização da terra para plantação e a contaminação da água.
Dentre os principais poluentes do ar, podemos citar a fumaça, partículas inaláveis, dióxido de enxofre, ozônio, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono. Essas substâncias podem causar sérios danos à saúde de homem. ... Além desses problemas, a poluição do ar desencadeia diversas outras consequências para nosso corpo.
A poluição pode acarretar em problemas patológicos, destruição ambiental e alterações climáticas. Exemplos: Doenças e problemas respiratórios e de pele, alergias, doenças nos olhos, hepatite, micose, diarreia, otite, surdez. Má formação de feto.
Poluição do ar é a introdução de qualquer substância que, devido à sua concentração, possa se tornar nociva à saúde e ao meio ambiente. Conhecida também como poluição atmosférica, refere-se à contaminação do ar por gases, líquidos e partículas sólidas em suspensão, material biológico e até mesmo energia.
A poluição causa a degradação do ambiente, afetando os organismos que ali vivem, além de desencadear problemas econômicos, já que diversas atividades dependem de um meio ambiente equilibrado para que possam ser desenvolvidas.
Preservação de florestas naturais. Implantação de sistema de transporte coletivo de qualidade. Criação e expansão de áreas verdes nas áreas urbanas, como praças arborizadas, parques ecológicos, jardins, etc. Uma das maneiras de diminuir a poluição do ar é criar critérios rigorosos quanto às normas de emissão de gases.
Como diminuir a poluição do ar: dicas de melhoria da qualidade do ar
Blog Aeris
Veja cinco dicas simples para reduzir a poluição ambiental:
3- Quais o lugares ideais para adquirir ar puro e quais lugares deveremos evitar? É importante respirar perto de arvores, quanto maior a vegetação melhor porque são as plantas que liberam oxigênio. Elas absorvem o ar sujo, contaminado e liberam um ar puro e filtrado.