No caso da nutrição parenteral, são os médicos. Cabe ao médico, portanto, a função de indicar, prescrever e acompanhar os pacientes submetidos à terapia de nutrição parenteral (TNP).
Instalação da Nutrição Parenteral Total
Enfermeira de Serviço Especializado realiza orientação ao paciente, família e cuidador familiar não remunerado, sobre cuidados e instalação de Nutrição Parenteral Prolongada (NPP) no domicílio e solicita parecer sobre essa intervenção.
As complicações relacionadas ao cateter incluem infecção, oclusão, trombose da veia central, embolia pulmonar e sepse.
Entre as contraindicações, estão a obstrução intestinal, certas fístulas de alto débito, íleo paralítico e megacólon tóxico. A NE ainda pode ser usada em casos de doença fistulizante, quando o cateter de alimentação pode ser distalmente instalado em relação ao trato da fístula.
As contra-indicações as mais frequentes são: disfunção do TGI ou condições que requerem repouso intestinal, obstrução mecânica do TGI, refluxo gastroesofágico intenso, íleo paralítico, hemorragia gastrintestinal severa, vômitos e diarreia severa, fístula do TGI de alto débito (>500 mL/dia), enterocolite severa, ...
A terapia nutricional tem como principais objetivos prevenir e tratar a desnutrição, preparar o paciente para o procedimento cirúrgico e clínico, melhorar a resposta imunológica e cicatricial, modular a resposta orgânica ao tratamento clínico e cirúrgico, prevenir e tratar as complicações infecciosas e não infecciosas ...
Introdução: Indicadores de qualidade em terapia nutricional são ferramentas mensuráveis com habilidade reconhecida para avaliar e acompanhar a efetividade e da aderência aos protocolos e procedimentos assistências em nutrição.
Manter a necessidade energética dos pacien- tes hospitalizados entre 25 a 35 kcal/kg de peso. A formulação enteral deve conter fibras, ácidos graxos ômega-3 e ácidos graxos monoinsatu- rados. A formulação parenteral deverá conter lipídeos mistos (ácidos graxos poli-insaturados + monoinsaturados).
A avaliação nutricional do paciente deve ser repetida, no máximo, a cada 10 dias e precede a indicação da terapia nutricional (TN)4,6(D).
O método para a avaliação do estado nutricional é realizado por meio da avaliação nutricional, que utiliza técnicas apropriadas de antropometria, anamnese alimentar, história clínica, parâmetros bioquímicos e dados psicossociais.