Entre esses resíduos, temos o gás carbônico, que resulta do processo de respiração celular e os produtos nitrogenados, como a amônia, o ácido úrico e a ureia, resultantes do metabolismo das proteínas. Essas substâncias denominam-se catabólitos e devem ser eliminadas para manter as condições compatíveis à vida.
Há água, substâncias sólidas (nas fezes), etc. Nossas células produzem muitos resíduos que devem ser eliminados (excretados) do organismo. Esses resíduos são chamados excretas.
Os rins são dois órgãos em formato de feijão e os principais responsáveis pela excreção do corpo. Eles são encarregados de eliminar o excesso de água e substâncias tóxicas do organismo, como a uréia e o ácido úrico, que em altas concentrações podem matar as células.
Peixes ósseos e alguns anfíbios têm como produto de excreção, a amônia. ... A partir da amônia, a uréia, menos tóxica, é produzida no fígado dos mamíferos, peixes cartilaginosos, alguns anfíbios e alguns répteis, e é eliminada via urina. Estes são os ureotélicos. Não pare agora...
As aves são animais que têm como seu principal excreta o ácido úrico. Esse excreta é retirado do sangue por meio dos rins e de lá é conduzido diretamente à uretra, onde é eliminado pela cloaca.
2-Os produtos de excreção são:vapor de água, produtos tóxicos, dióxido de carbono,sais,ácido úrico e ureia. 3-As glândulas sudoríparas são glândulas que produzem suor . Tem como função regular a temperatura do corpo e eliminar substâncias tóxicas.
Resposta. A ureia é o principal excreta dos mamíferos e de anfíbios adultos (larvas de anfíbios excretam amônia), sendo eliminada dissolvida em água, formando a urina. Animais cujo principal produto de excreção é a ureia são denominados ureotélicos.
# Os principais produtos são: amônia, ureia e ácido úrico.
Os animais uricotélicos são aqueles que eliminam ácido úrico na urina. São eles os insetos, as aves e alguns tipos de répteis. Já os animais ureotélicos, como os mamíferos, moluscos, anfíbios adultos e os peixes cartilaginosos, eliminam a ureia em suas excretas.
Animais cujo principal produto de excreção é a ureia são denominados ureotélicos. ... O fato de o ácido úrico poder ser excretado praticamente sem que haja perda de água constitui uma importante adaptação para a economia de água no ambiente terrestre.
O ácido úrico é um composto orgânico de carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, cuja fórmula química é C5H4N4O3. O ácido úrico é encontrado na urina em pequenas quantidades (o produto de excreção principal é a ureia).
Os animais amoniotélicos (peixes ósseos e girinos) excretam o nitrogênio do grupo amino através de suas guelras como amônia, obtida pela hidrólise da glutamina. ... Os animais uricotélicos (pássaros e répteis) excretam o nitrogênio do grupo amino numa forma semi-sólida, como ácido úrico, um derivado das purinas.
Fixadoras, como é as do gênero Rhizobium; Decompositoras, que garantem o processo de amonização; Nitrificantes, como as Nitrosomonas e Nitrosococus, que realizam o processo de nitrosação, e as Nitrobacter, que realizam o processo de nitração; Desnitrificantes, que garantem a liberação de nitrogênio para a atmosfera.
Sistema excretor do anelídeos: A excreção dos anelídeos é realizada através de nefrídeos ou metanefrídeos presentes em pares em cada segmento. Eles estão associados ao sistema circulatório, filtrando a hemolinfa e eliminado compostos nitrogenados através de pequenos poros que desmbocam para fora do corpo do animal.
2. (UFSCar) O tipo de composto nitrogenado (amônia, uréia ou ácido úrico) eliminado por um organismo depende, entre outros fatores, da disponibilidade de água no meio em que vive, da sua capacidade de concentrar a urina e da necessidade de economizar a água do corpo.
Excreção da Urina De acordo com as concentrações no sangue, esses íons podem ser eliminados em maior ou menor quantidade na urina, através do sistema urinário. As principais substâncias que formam a urina são ureia, ácido úrico e amônia.
como uréia ou ácido úrico. Uréia: menos tóxica e menos solúvel que a amônia. ✓ Ácido úrico: praticamente insolúvel em água e ainda menos tóxico que a uréia relacionado com a oviparidade em vertebrados terrestres. aminoácidos.
O metabolismo oxidativo (processo químico que usa o oxigênio) de aminoácidos e bases nitrogenadas irá formar as excretas nitrogenadas, que contêm nitrogênio (amônia, uréia e ácido úrico): Amônia (NH3): substância muito tóxica que necessita de muita água para ser diluída.
Os produtos de excreção são:
Os produtos excretados pelo sistema excretor, como dito acima, são resultado do metabolismo celular. São eles os produtos nitrogenados, como amônia, uréia e ácido úrico e o gás carbônico. Os produtos nitrogenados são formados quando proteínas e ácidos nucleicos são desaminados, ou seja, perdem o grupamento amina.
Ureotélicos. Animais que excretam ureia. Em função da tonicidade (concentração de solutos no meio) do ambiente ou em virtude da menor disponibilidade de água, precisam converter o grupo amina, retirado dos aminoácidos, em ureia, substância menos tóxica e solúvel.
Uréia desempenha papel importante na função renal. Teste para medir a quantidade de uréia no sangue (uréia sérica) pode ser usado como indicador da função renal e da ocorrência de uremia (doença que acompanha a insuficiência renal). A uréia é, em essência, um produto de excreção removido pela urina.
Tóxica, a ureia forma-se principalmente no fígado, sendo filtrada pelos rins e eliminada na urina ou pelo suor, onde é encontrada abundantemente; constitui o principal produto terminal do metabolismo proteico no ser humano e nos demais mamíferos.