Esse caráter mais investigativo e explicativo foi impulsionado pelos muitos movimentos que estimularam uma postura mais crítica sobre o que acontecia na sociedade brasileira. Dentre alguns destes movimentos estão o Modernismo, a formação de partidos (sobretudo o partido comunista) e os movimentos armados de 1935.
A Sociologia é a ciência que se preocupa em estudar a sociedade e todos os fenômenos e aspectos relacionados à ela. A Sociologia no Brasil procura explicar os vários fatores que diferenciam o comportamento humano ou porque grupos sociais tendem a comportar-se de maneira semelhante.
Em 2009, a Sociologia tornou-se disciplina obrigatória na grade curricular dos alunos do ensino médio no Brasil. A oportunidade da aproximação do aluno com a Sociologia, como um campo do saber, tem por objetivo a desnaturalização das concepções ou explicações dos fenômenos sociais.
“Essa primeira fase é caracteriza-se pela busca da cientificização das explicações sobre a natureza e a sociedade”, estando o pensamento social sobre forte influência do iluminismo, positivismo e evolucionismo e a presença de vários especialistas autodidatas e a implantação do ensino de Sociologia em cursos não ...
O interesse da sociologia em seu início no Brasil era entender as relações de poder através de eventos históricos como a escravidão, a colonização e as desigualdades sociais.
A sociologia veio como definitiva nos anos de 1930, onde deu-se início a uma busca das referências e do nascimento da sociedade brasileira, logo, as buscas nasceram através das histórias dos escravos, a sua abolição e os períodos de colonização pelo qual o país também passou com a chegada dos espanhóis e portugueses, ...
Ademais, a necessária Revolução Francesa teria deixado um cenário caótico e instável, que necessitava de correção para que houvesse uma retomada do crescimento econômico, social, moral, científico e político do mundo. Comte formulou, então, as ideias positivistas, que foram o centro dessa primeira produção sociológica.
A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.
Os principais fatos históricos que propiciaram o surgimento da sociologia foram os seguintes: revolução francesa, revolução industrial e positivismo. A sociologia surgiu durante a primeira metade do século XIX, período das revoluções industrial e francesa.