Se você tem um conjunto de xadrez e quer começar uma partida, a primeira coisa que precisa fazer é arrumar corretamente o tabuleiro:
O xadrez se torna um esporte O primeiro torneio com as regras modernas de xadrez foi realizado em Londres, no ano de 1851. O alemão Adolf Anderssen, renomado na época e considerado o então melhor enxadrista no mundo, sagrou-se campeão.
As competições oficiais tiveram início no século XIX, sendo Wilhelm Steinitz, considerado o primeiro campeão mundial. Existe ainda a Olimpíada de Xadrez, o campeonato internacional por equipes realizado a cada dois anos.
Uma das competições esportivas mundiais que mais exige técnica, pensamento estratégico e raciocínio lógico é o Campeonato Mundial de Xadrez. Disputado pela primeira vez em 1886, foi nele que o esporte conheceu seu primeiro campeão mundial: o austríaco Wilhelm Steinitz, que deteve o título até 1894.
64 casas
O tabuleiro de xadrez é constituído de uma malha quadriculada de 8x8, com 64 casas iguais, alternadamente claras (as casas 'brancas') e escuras (as casas 'pretas').
O tabuleiro de xadrez conta com 64 casas distribuídas em 8 colunas (verticais) e 8 fileiras (horizontais), cada uma com 8 casas. As casas são alternadamente escuras e claras. A primeira casa no extremo esquerdo do tabuleiro deve ser uma casa preta e a última casa no extremo direito, uma casa branca.
O Rei pode se mover em todas as direções somente uma casa de cada vez, desde que o movimento não seja para uma casa ameaçada por uma peça adversária. O rei também pode capturar qualquer peça adversária, desde que a mesma não tenha outra peça defendendo-a. Um Rei nunca poderá dar xeque a outro Rei.
As regras de etiqueta no xadrez indicam que ao ameaçar o Rei do adversário, o atacante pode quebrar o silêncio da partida e anunciar "Xeque!" e, no caso do Rei não poder escapar da captura, anunciar "Xeque-mate!". Esses gestos são considerados opcionais segundo as leis do jogo.
O Rei é a única peça que não pode ser capturada. Portanto quando ele está em Xeque, é obrigado a sair dessa posição de ataque.
Existem três formas de escapar de um xeque: - Capturar a peça atacante; - Interpor uma peça entre o Rei e a peça atacante; - Mover o Rei para uma casa que não esteja sob ataque.
FINAL DE PARTIDA O rei tem papel importante: o rei abandona sua posição do roque e se dirige ao centro do tabuleiro, protegendo seus peões e atacando os do adversário. Controla um bom espaço e impede a penetração das peças adversárias.
substantivo masculino Lance que, durante um jogo de xadrez, ameaça o rei; ataque ao rei. [Figurado] Circunstância em que há perigo; momento difícil ou arriscado; perigo. Etimologia (origem da palavra xeque). Do árabe xãh/ do persa xah.
Xeque (do árabe sheikh, com origem no persa shāh, significando rei ou soberano), no enxadrismo, é um termo que indica uma ameaça imediata de captura ao Rei adversário. Quando não há nenhum lance capaz de fazer com que o rei saia da posição de xeque, temos a situação final de xeque-mate para um dos oponentes.
O objetivo do jogo é capturar o rei do adversário. Isso acontece por meio do xeque-mate, ou seja, quando o rei do oponente está encurralado e sem possibilidades de fuga.
Xeque: Colocar o rei sob ameaça de captura, na qual ele tem como escapar desta ameaça de três formas. ... Xeque-mate: Colocar o rei sob ameaça de captura, na qual ele não tem como escapar.
Xeque: Quando o rei é diretamente ameaçado, diz-se que está em xeque; se não tiver defesa, é xeque-mate e final de partida. colocar uma peça entre a peça que está dando xeque e o rei (a não ser que a peça que ataca seja um cavalo, pois ele pode saltar sobre as outras peças). ...
Quando um rei é atacado, isso é chamado de xeque (seu símbolo na notação do xadrez é um "+"). O xeque pode ser visto como um aviso: "Cuidado! O rei está em perigo!". Como um rei nunca pode ser capturado, o termo "xeque" é usado quando um rei é ameaçado.
Para fazer o roque, simplesmente mova o rei duas casas para esquerda ou direita. A torre saltará sobre o rei em direção ao lado oposto automaticamente! Você não pode fazer o roque sempre que quiser, no entanto.
- o Rei não pode estar em xeque; - nenhuma das casas pelas quais o Rei passar ou ficar pode estar sob ataque; - as casas entre o Rei e a Torre devem estar desocupadas. ... No roque pequeno, o Rei movimenta-se duas casas em direção à Torre do Rei, ou seja, ele vai de e1 para g1, enquanto a Torre vai para f1.
No roque menor, ou roque pequeno, o rei é movimentado duas casas em direção à torre de sua ala. Com as peças brancas, o rei é movido para a casa g1, e a torre vai para f1. Já com as pretas, o rei vai para a casa g8, e a torre é colocada na casa f8.
A captura en passant deve ser feita imediatamente após o peão ter sido movido por duas casas, caso contrário o jogador adversário perde o direito de fazê-lo posteriormente. Tal movimento é a única ocasião no xadrez na qual a peça que captura não é movida para a casa ocupada pela peça capturada.