O sistema de irrigação por gotejamento é considerado uma das técnicas de irrigação mais eficientes hoje em dia, permitindo alta uniformidade de aplicação de água e nutrientes às lavouras. ... Muito utilizado nas culturas do tomate, berinjela, pimentão, pepino, feijão-vagem e morango, o gotejamento é um sistema localizado.
O sistema de aspersão convencional é considerado o sistema básico de irrigação por aspersão. Utiliza tubos em toda a área com a troca de aspersores de forma manual. Ou seja, após a primeira rega, o produtor deve entrar na área molhada, retirar o aspersor e colocá-lo na próxima área a ser irrigada.
Pasto verde é um colírio para os olhos de todo pecuarista e para que um sistema de irrigação de pastagens seja mais prático, econômico e menos exigente em mão de obra o modelo de aspersão, método de irrigação em que são lançados jatos de água ao ar que caem sobre a cultura na forma de chuva permite irrigar os piquetes ...
Como fazer irrigação de pasto: confira 4 dicas!
Em projetos de irrigação de pastagem a vazão necessária pode variar de 1.
Segundo os cálculos já projetados, são necessários 25 aspersores por hectare.
Assim, para irrigar 1 hectare com uma demanda hí- drica máxima de 4 mm/dia, com eficiência de 80%, em apenas 1 hora/dia, a vazão requerida seria 50 m3/h (= 14 L/s). Aumen- tando-se o período de aplicação para 10 horas/dia, a vazão reduz-se para 5 m3/h (= 1,4 L/s).
Damas conta que o custo para implantação varia entre R$ 15 mil e R$ 20 mil por hectare, mas a produtividade é aumentada e o sistema costuma ser quitado em até seis safras.
Instruções
Exemplo de cálculo de TI:
A vazão do aspersor é função do diâmetro e da pressão no bocal. ... Para obter uma boa uniformidade de aplicação da água, na área, os aspersores devem ser espaçados, de modo que se obtenha uma superposição entre os perfis de distribuição de água dos aspersores (Figura 8). Isso significa que os jatos devem se cruzar.
Divide-se a vazão dos aspersores, microaspersores ou gotejadores pela distância entre eles. Se os gotejadores, por exemplo, têm vazão de 4 L/h e apresentam espaçamento de 0,5 m na linha e de 4 m entre linhas (0,5 m x 4 m = 2 m²), a intensidade de aplicação será igual a 2 mm/h (4 L/h ÷ 2 m² = 2 mm/h).
A escolha correta do método de irrigação, isto é, se por superfície, aspersão ou localizada irá depender de características locais como o solo (capacidade de armazenamento de água, velocidade de infiltração, drenagem, topografia, presença de lençol freático, salinidade, etc.), o clima (ventos, umidade relativa do ar, ...
Um sistema de irrigação por aspersão geralmente é constituído de tubulações, aspersores, motobomba e acessórios. a)Tubulações: Normalmente são de alumínio, aço zincado, aço galvanizado ou PVC rígido, com comprimento padrão de 6 metros e diâmetro variando entre 2" e 8".
Na irrigação por aspersão o sistema precisa ser avaliado após a implantação do projeto, visando verificar se o seu desempenho está de acordo com o que foi preestabelecido possibilitando, se necessário, a realização de ajustes para melhorar a sua performance e, periodicamente, com o objetivo de avaliar a qualidade da ...