Poucos organismos possuem células procariontes. Atualmente essas células podem ser encontradas apenas em bactérias e algas azuis, também conhecidas como cianobactérias. Todos os outros organismos, tais como protozoários, fungos, plantas e animais, possuem células do tipo eucarionte.
A principal característica dos seres procariontes, como as bactérias, é a ausência da carioteca, membrana nuclear que separa o DNA ou material genético do restante do conteúdo celular.
As arqueas (arqueobactérias) são organismos procariontes e diferenciam-se das bactérias principalmente pelo fato de suas paredes celulares não apresentarem peptidioglicanas. As arqueas, antigamente chamadas de arqueobactérias, são organismos procariontes pertencentes ao domínio Archaea.
Algumas bactérias são chamadas de saprófagas porque se alimentam de matéria orgânica em decomposição. Elas são muito importantes para o meio ambiente, pois são capazes de degradar todo e qualquer tipo de substância orgânica, mantendo o ambiente limpo, sem acúmulo de matéria orgânica.
Elas fazem parte do grupo das “bactérias ruins”. Porém existe o grupo de “bactérias boas”, que entre suas várias funções ajudam na defesa do organismo, auxiliam na perda de peso e redução do nível de açúcar.
Denominamos de patógenos, organismos que são capazes de causar doença em um hospedeiro. Algumas bactérias, por exemplo, podem causar doenças em seres humanos, sendo essas, portanto, um patógeno. Além de bactérias, podemos citar como patógenos: fungos, protozoários e vírus.
Resposta. Bactérias patogênicas são bactérias que podem vir a causar algum tipo distúrbio no ser vivo, no caso ela pode gerar uma DOENÇA. Bactérias não patogênicas são bactérias que não causam distúrbios e consequentemente não causam doenças. Para a nossa alegria, a maioria das bactérias são NÃO patogênicas.
Agente patogênico é um organismo, microscópico ou não, que produz infecção ou doenças infecciosas nos hospedeiros em condições favoráveis. As bactérias, protozoários, fungos, helmintos e alguns artrópodes são exemplos de agentes patogênicos. São também conhecidos como agente infeccioso ou agente etiológico.
Resposta. Dizer que uma bactéria é patogênica significa que ela é causadora de diversas doenças. Podemos citar: Tuberculose, Tétano, Leptospirose entre outras sérias doenças.
Bactérias decompositoras e saprófitas, juntamente com os fungos, são responsáveis pela reciclagem da matéria orgânica oriunda de organismos mortos e resíduos, como fezes e urina, transformando-a em moléculas de composição mais simples: papel essencial para que os ciclos do nitrogênio e oxigênio sejam desempenhados.