Exemplos desses recursos são: Repetição; Enumeração; Adjetivação Expressiva; Paralelismo; Polissemia; Intertextualidade; Ambiguidade; Interrogação Retórica; Alegoria; Recursos sonoros variados: assonâncias, aliterações, rimas, onomatopeias.
Resposta. Recursos expressivos ajudam a enriquecer o texto que você elabora, através de figuras de linguagem. Como: Ironia, antítese, elipse, eufemismo, e hipérbole. A escrita se torna mais expressiva e criativa.
A repetição de palavras funciona para enfatizar uma ideia e dar luz a uma ideia que se queira reforçar. ex: O político foi encontrado com duzentos milhões de reais na mala. Duzentos milhões!৫ মার্চ, ২০১৭
Resposta. A repetição causa a rima.
Bom, a repetição do R num poema compreende um recurso estilístico provoca a denominada figura de linguagem dos sons: a Aliteração, onde a mesma repetição de consoantes no meio da palavra busca reproduzir sons, e assim, provocam uma espécie de trava-línguas em decorrência de sua difícil e complicada pronúncia.
A aliteração consiste na repetição consonantal consecutiva disposta estrategicamente no verso poético ou na frase. ... E na língua escrita a sonoridade das letras, especificamente das consoantes, se encarregam de um efeito linguístico especial graças a aliteração.
Se chama aliteração. Aliteração é a repetição de sons semelhantes em versos ou frases, uma brincadeira com as palavras para mudar o nosso ritmo normal da fala.
O nome primeiramente que devemos atribuir à repetição do S em um poema é aliteração, figura de linguagem que representa justamente tal repetição. Como efeitos gerados por intermédio desse processo, podemos contribuir a existência de musicalidade nos poemas, certamente.
° A palavra vento, o poeta quis dizer que: sair, seguir em frente e enfrentar os problemas e os obstáculos que a vida oferece, talvez como prova pra você conseguir superá-los. °Já a palavra gruta ele quis dizer que: o adolescente sairá pela primeira vez tendo a curiosidade de conhecer a vida.
Resposta: O efeito é o de dar mais sonoridade aos poemas. As figuras de linguagem são a paronomásia, que é a repetição de termos com sons parecidos; a aliteração que é a repetição das consoantes e anáfora pela repetição da palavra bolha.
A assonância é caracterizada pela repetição harmônica de sons vocálicos. ... A assonância contribui, assim, para a melodia e musicalidade dos poemas. Exemplos: A pálida lágrima da Flávia.
A aliteração é a capacidade de identificar e repetir a sílaba ou fonema no começo das palavras. Atividades práticas usando aliteração aumentam o conhecimento da criança sobre as conexões palavra-som. As crianças começam a compreender aliteração por meio da repetição de atividades divertidas na educação infantil.