GRANDES LIVROS SAGRADOS – A TORÁ, O ALCORÃO E A BÍBLIA A literatura religiosa, além de ser uma das mais antigas da história da humanidade, é até hoje um instrumento poderoso e influente em todo o mundo.
Gênesis
a Bíblia
Plancher publicou a primeira novela brasileira, “Statira a Zoroastes”, de Lucas José de Alvarenga, em 1826, com 58 páginas.
Os primeiros livros foram criados pelo povo sumério, quando este começou a escrever em tabletes de argila, por volta do ano 3.
O livro, da maneira como conhecemos hoje, surgiu no século XV, quando Johann Gutenberg inventou a prensa de tipos móveis. Essa invenção revolucionou a história do livro! A partir dela, a produção barateou, fazendo com que os livros pudessem alcançar muito mais pessoas ao redor de todo o mundo!
Sabe-se que a história da escrita começou na antiga civilização mesopotâmica (atual Iraque) por meio dos povos sumérios. Essas pessoas desenvolveram a escrita cuneiforme por volta de 4.
Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones. Nesse mesmo momento, surgem os hieróglifos no Egito.
escrita cuneiforme
a) Os acádios desenvolveram a primeira forma de escrita da humanidade, conhecida como escrita cuneiforme. b) Os sumérios desenvolveram a primeira forma de escrita alfabética da humanidade.
Por volta do ano 3000 a.C. na Mesopotâmia os sumérios desenvolveram uma escrita silábica para representar a língua suméria falada, método adotado também pelos acádios e que leva a criação dos alfabetos. ... A escrita japonesa foi criada a partir da escrita chinesa por volta do século IV.
Hamurábi
Os amoritas eram povos semitas (um grupo formado por diferentes povos) oriundos do deserto e que invadiram as cidades-estado da Mesopotâmia por volta de 2000 a.C., após a queda da civilização suméria-acadiana. ... Só mantiveram seu idioma de origem semita.
c) Os amoritas ficaram conhecidos por ter constituído o Primeiro Império Babilônico. Além de criar o Código de Hamurábi, o rei Hamurábi desenvolveu a agricultura na Babilônia.
Quem foi Hamurabi? Sexto rei sumério, nascido em cerca de 1810 a.C em Babel da primeira dinastia babilônica dos Amoritas e o fundador do primeiro Império Babilônico, unificando o mundo mesopotâmico, unindo os semitas e os sumérios e levando a Babilônia ao máximo esplendor.
Hamurabi