O tratamento é simples, sendo indicado aplicar gelo na região para aliviar a dor. Também é recomendado procurar a orientação de um fisioterapeuta, já que realizar exercícios de alongamento e fortalecimento do músculos da perna também podem ajudar bastante na recuperação.
Medicamentos para canelite Os principais anti-inflamatórios não esteróides são os seguintes: Ácido Acetilsalicílico (Aspirina); Ibuprofeno (Advil); Naproxeno sódico (Flanax).
O principal sintoma da canelite é a dor na canela ao correr. Por isso é importante suspender os treinos e evitar movimentos que forcem esta parte do corpo. A princípio, o repouso e o uso de gelo na região são os melhores remédios.
A dor na canela ao correr, popularmente conhecida como canelite, é uma dor aguda que surge na parte da frente da canela e que acontece devido à inflamação da membrana que reveste o osso dessa região, sendo muitas vezes causada por treinos de corrida longos e intensos em pisos duros.
O tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa, porém, geralmente a canelite é curada em três semanas. Quando o caso é mais complexo e grave, como por exemplo, quando ocorre fratura por estresse, o tempo de recuperação é elevado para um mês e meio e pode ser necessário cirurgia.
O sintoma mais característico é dor ao apertar a parte de dentro da canela, região que também dói ao correr. O músculo mais relacionado à canelite é o sóleo, que faz parte da panturrilha. É pouco intuitivo, mas é isso mesmo: o músculo que fica predominantemente atrás da perna é o que pode estar gerando dor na canela.
Canelite: como prevenir?
Flexão plantar: fique de pé, com a parte mais “gorda” da sola do pé apoiada na beirada de um degrau. Levante o corpo ficando na ponta dos pés e desça até que a articulação do tornozelo fique em dorsiflexão. Faça 15 movimentos, descanse de 40 a 60 segundos e repita tudo mais duas vezes.
Como "fortalecer a canela" Encoste suas costas na parede, flexione os joelhos até próximo aos 90° e tire as pontas dos pés do chão, sem mexer os calcanhares, em poucos segundos você já vai sentir seu músculo sendo estimulado. Procure fazer três séries de 20 a 30 segundos.
Exercícios para prevenir a canelite
O uso combinado de medicações, exercício e fisioterapia é a principal forma de tratamento para o problema. Inicialmente, a pessoa deve cortar os treinos e fazer repouso absoluto por alguns dias para a recuperação da área afetada. Após recomendação do médico ou fisioterapeuta, a pessoa deve voltar a fazer exercícios.
Exercícios
O nervo fibular superficial é um dos ramos terminais do nervo fibular comum. Desce em frente da fíbula, entre os músculos fibulares e o extensor longo dos dedos; na porção inferior da perna perfura a fáscia profunda, tornando-se subcutâneo e divide-se nos ramos cutâneos dorsais medial e intermédio.
Este tipo de tendinite é uma lesão de esforço, causada por uma inflamação aguda, não tratada em seus primeiros sintomas de dor. O tendão do músculo tibial posterior passa abaixo da parte traseira da perna e sob o pé.
Alongue-se!
Como aliviar essa sensação dolorosa? Quando a dor no tornozelo tem origem inflamatória, ou essa articulação sofreu um trauma como uma entorse, ela pode ser aliviada com uma compressa fria. A baixa temperatura ajuda a desacelerar o processo inflamatório e reduz o inchaço.
Os medicamentos mais comuns no tratamento de dores no tornozelo são:
Remédios caseiros
Pés e tornozelos inchados: 10 principais causas e o que fazer
Seus tornozelos estão inchados e você não sabe o motivo? Esse problema é comum e geralmente não é sintoma de problemas graves. Porém, se o inchaço persistir durante um longo período, pode ser sinal de má circulação nas pernas, torção, infecção e até mesmo trombose.
VENORUTON estabiliza as paredes vasculares, o que leva a uma redução da permeabilidade dos vasos e consequentemente a diminuição do inchaço (edema). Indicado no alívio do inchaço dos membros inferiores (tornozelos) devido à insuficiência venosa crônica (IVC).