Assim como qualquer procedimento, existem vantagens e desvantagens na realização da cirurgia bariátrica....Banda gástrica
Em posse de negativas de cobertura do plano de saúde para cirurgia pós-bariátrica, o paciente pode intentar na Justiça, o direito de realizá-la. O caso passará por análise do juiz e, em curto tempo, pode ser concedida uma liminar que autoriza a realização dos procedimentos cirúrgicos com cobertura do plano de saúde.
Qual é o tempo que se deve esperar para fazer a cirurgia bariátrica ( redução de estômago)? Este prazo de 24 meses é o prazo máximo de carência que o plano de saúde pode fazer com que o cliente espere para fazer cirurgia. É o mesmo caso de doenças pré existentes.
A recuperação de quem realiza uma cirurgia bariátrica pode demorar de 6 meses a 1 ano. O paciente pode chegar a perder de 10 a 40% do peso inicial durante essa recuperação.
A perda de peso na primeira semana é de 800g a 1 kg/ dia, associando as alterações metabólicas das cirurgias à dieta hipocalórica. No final do primeiro mês, regularmente os pacientes perdem cerca de 8 a 12% de seu peso total.
Uma orientação importante aos pacientes é que diferentemente de antes da cirurgia que a reeducação alimentar daquele paciente se iniciava pela salada e terminava pela proteína, a dieta 60 dias após a cirurgia bariátrica deve-se inverter essa ideia iniciando pela proteína (carne, frango, ovo, peixes e etc) e finalizar ...
Alimentos permitidos: pão de forma, torradas, arroz bem cozido, legumes bem cozidos, verduras (iniciar com as verduras cozidas e evoluir lentamente para cruas) frutas macias, leite desnatado ou zero lactose ,bebidas vegetais, iogurte desnatado, queijos cottage,requeijão light, ricota, carnes de boi, ave, peixes em ...
Alimentos sólidos poderão ser consumidos a partir da quarta semana pós-bariátrica (após o 21 dia de pós operatório), porém devem estar bem cozidos e de preferência com textura mole como arroz, macarrão fino, legumes picados, pescada branca, carne macia bem moída, ovo mexido mole e frutas.
Os pacientes que estão no pós-operatório podem consumir purês, papa de arroz, polenta, legumes esmagados como abóbora, chuchu e beterraba, caldo de feijão, carnes magras desfiadas e ovo mole, mexido ou em forma de omelete. A Dieta Pastosa tem uma duração um pouco maior e recomenda-se o período de 20 a 30 dias.