Principais vantagens e desvantagens do transporte aquaviário capacidade de transportar grandes quantidades; percorre longas distâncias; baixo risco de avarias nas mercadorias; baixo custo de carregamento.
Características do transporte hidroviário de carga no Brasil: Grande capacidade de carga; Baixo custo de transporte; ... Baixo custo de implantação quando se analisa uma via de leito natural, mas pode ser elevado se existir necessidade de construção de infraestruturas especiais como: eclusas, barragens, canais, etc.
Características do aquaviário Grande capacidade de carga; Baixo custo de transporte; ... Baixo custo de manutenção; Baixo custo de implantação (analisando uma via de leito natural, não havendo necessidade de eclusas, barragens, canais, etc);
Possibilita a navegação através de rios e lagos. Os portos desempenham um papel importante como elo de ligação entre os modais terrestres e marítimos. Tem uma função adicional de amortecer o impacto do fluxo de cargas no sistema viário local, através da armazenagem e da distribuição física.
O transporte aquático, aquaviário ou hidroviário consiste no transporte de mercadorias e de passageiros por barcos, navios ou balsas, via um corpo de água, tais como oceanos, mares, lagos, rios ou canais.
O modal aquaviário, também conhecido como modal hidroviário, é característico dos transportes realizado sobre a água. ... Fluvial é o transporte que se utiliza os rios para o transporte de cargas, geralmente feitos através de barcos; Lacustre é quando o transporte é feito através de lagos e lagoas.
Como todo transporte, o aquaviário também possui suas desvantagens, como o tempo longo de trânsito, a dependência de terminais especializados, a necessidade de vias apropriadas (principalmente para o transporte fluvial) e distância dos centros de produção, onde muitas vezes requer auxílio de outro modal de transporte ...
A vinda da família real para o Brasil, em 1808, com a consequente abertura dos portos, ensejou grande expansão do transporte aquaviário. Mas o segundo grande impulso à navegação veio com a invenção do navio a vapor, a partir do início do século XIX.
As Hidrovias fazem parte da história das civilizações antigas, que já utilizavam rotas pelos rios e mares para deslocar cargas ou pessoas. No início, o transporte era feito em grandes troncos de árvores, até que surgiram as primeiras embarcações.
Segundo alguns estudiosos, o primeiro meio de transporte inventado foi aquático, ainda na Pré-História. Para construir as canoas e botes usados para atravessar rios e lagos, os homens usavam troncos de madeira, bambus e juncos. Um elemento muito importante é a roda.
O transporte aquaviário, assim como o terrestre, está registrado nos primórdios da humanidade. Inicialmente os homens utilizavam troncos de árvores amarrados com fibras de folhas para realizar a travessia de rios, o início das primeiras jangadas.
Antigamente, quando não existia o motor,que faz funcionar carros, aviões e navios,os meios de transporte eram bem diferentes. Eles eram movidos pela força dos animais, como as carruagens, pela força dos ventos e das águas, como as caravelas, e até mesmo pela força do homem, como acontecia com os escravos.
A revolução industrial provocou uma revolução nos transportes. Em 1830, George Stephenson inventou a locomotiva a vapor, e conseqüentemente surgiram as ferrovias que evoluíram rapidamente, sendo encontradas nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Bélgica. Em 1850, surgiu a navegação a vapor.
Antigamente os homens eram nômades e apenas suas pernas eram o meio de transporte. Eles vagavam de um lugar ao outro buscando abrigo e alimentos. ... E no sedentarismo era essencial que os meios de transportes evoluíssem. Surgiu então a domesticação dos animais de tração, tais como cavalos, boi, camelo.
Nesse período, as máquinas eram movidas através da força motriz dos rios e apenas realizavam algumas poucas funcionalidades. Tal fato somente sofreu uma modernização a partir da invenção da máquina a vapor, fato que marcou a segunda fase da chamada Revolução Industrial.
Assim, foram criadas máquinas, como Spinning Jenny, Spinning frame, Spinning mule e water frame, capazes de tecer fios e aumentar a produção que antes era feita manualmente.
Sobre a Revolução Industrial é correto afirmar: a) o êxodo rural pode ser considerado um dos fatores de seu desenvolvimento, porque a população expulsa das cidades passou a concentrar-se no campo. ... c) o desenvolvimento da indústria, por meio do uso de máquinas, provocou a formação de feiras e corporações.
De fato, a primeira dessas revoluções tem como marco fundador a descoberta, em fins do século XVII, da máquina a vapor e a transformação da energia térmica em energia mecânica. ... Com a eletricidade, na metade do século XIX, nova mudança radical, que torna possível a produção em massa.
Ela utiliza ferramentas e técnicas úteis para fazer coisas práticas e possui uma ligação com a ciência. Foi através da tecnologia que o homem conseguiu sondar a natureza do universo de uma forma mais precisa do que nós conseguimos com os nossos sentidos.
Resposta: