O Rococó é um estilo artístico que nasceu na França no ano de 1700, espalhando-se pela Europa no século XVIII. É considerado uma espécie de continuação um pouco modificada da arte barroca. Todavia, diferencia-se do Barroco principalmente pela leveza e delicadeza com que seexprime, oferecendo menos exuberância e vigor.
Caracterizado pelo uso de conchas, laços e flores em seus adornos, o estilo rococó predominou na esfera da arquitetura, escultura e pintura. Elas deveriam se complementar harmonicamente, muitas vezes pela união de artistas especializados em afazeres distintos.
Características da arquitetura rococó leveza dos traços; suavidade e luminosidade das cores; linhas curvas; ausência de interferência religiosa em quase todos os lugares (o Brasil, é claro, é uma das exceções);
Berço da Revolução Francesa, a França é um dos países com obras grandiosas no estilo neoclássico.
O estilo neoclássico de arquitetura surgiu a partir de um movimento europeu de mesmo nome que ocorreu no final do século XVIII, se sobrepondo ao estilo barroco e rococó, e era reconhecido pela classe dominante da época como representação de poder e influência.
A Arquitetura Neoclássica no Brasil surgiu em 1750, quando o Marquês do Pombal enviou para o país célebres arquitetos neoclássicos.
O Neoclassicismo foi um grande movimento artístico e cultural, que surgiu na Europa no início do século XVIII. Ele inovou aspectos na literatura, arquitetura, pintura e escultura, promovendo uma grande valorização das tradições greco-romanas.
Descrição: Você sabe o que é o Barroco? Movimento artístico iniciado no Brasil em 1601, com a publicação da obra literária “Prosopopeia”, de Bento Teixeira, teve, porém, como maior expoente literário Gregório de Matos, mais conhecido por “Boca de Inferno”.